Ter, 29/09/2015 - 11:52
Por Karen Ferrez Frisch Quando os pais decidem enviar os seus filhos para escolas de músicas, ninguém os questiona por que razões estão a contratar especialistas para apoiar a educação dos seus filhos. É aceite que os pais são os responsáveis pela educação dos filhos, mas que não têm tempo e/ou competências suficientes em todas as áreas do desenvolvimento infantil para dar todo o apoio que os filhos necessitam. Portanto, se uma criança quer tornar-se um músico, contratar um professor de violino faz sentido se queremos que este filho aprenda a tocar este instrumento.
Sex, 08/06/2012 - 15:18
Ser uma organização sem fins lucrativos, de solidariedade social ou não, não nos impede de tentar procurar rentabilizar os recursos disponíveis, e assim aumentar a disponibilidade para intervir em prol da causa comum. Com este propósito, vamos lançar aqui algumas ideias sobre como utilizar racionalmente a energia. “Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.
Seg, 19/12/2011 - 10:07
Quase todos nós, em alguma fase da vida vemos a nossa capacidade de mobilidade reduzida temporariamente, ou mesmo de forma permanente. Por vezes, uma incapacidade temporária faz-nos perder a autonomia, tornando-nos dependentes para as mais simples tarefas como vestir ou realizar a higiene diária. Estarmos dependentes de terceiros ou reféns da própria casa, faz-nos ver como é pertinente a aplicação das Normas técnicas para a melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada, consignada no Decreto-lei 163/06 de 8 de Agosto.
Sex, 11/11/2011 - 18:16
O planeta que habitamos enfrenta actualmente um problema de insustentabilidade, nas vertentes económica, ambiental e social. Este problema, que resulta fundamentalmente das limitações físicas que o planeta apresenta em gerar novos recursos, e em tratar os subprodutos da actividade humana, apela a novos paradigmas de gestão e governação. De uma forma geral, e no que diz respeito às organizações, a aplicação de paradigmas de gestão que incorporem a sustentabilidade como prioridade estratégica, tipicamente levam a organizações a ser mais competitivas, a ter melhor ambiente de trabalho e uma menor pegada ambiental.
Seg, 11/04/2011 - 23:00
Os elevadores são hoje equipamentos imprescindíveis no transporte vertical de pessoas em edifícios, devendo estes ser sujeitos a uma manutenção cuidada e rigorosa. A primeira questão que se coloca é o da própria necessidade de manutenção.
Ter, 11/01/2011 - 21:28
Não é segredo para ninguém que em Portugal se legisla muito. Às vezes bem, outras vezes, nem por isso. E que a nossa legislação anda muitas vezes à frente do que a sociedade é capaz de assimilar. No entanto, depois de publicada, a lei é para cumprir e o desconhecimento não isenta ninguém do seu cumprimento.
Ter, 29/06/2010 - 23:00
O que falta para se ser feliz, vivendo em Portugal? De que é que não abdicamos já e de que precisamos ainda quando falamos de qualidade de vida? Que exigências de inovação espreitam, na resolução de novas e velhas necessidades e problemas sociais? Estas eram algumas das interrogações que, à partida, motivaram o lançamento do Estudo Necessidades em Portugal: tradição e tendências emergentes, em 2008 (1). A partir de uma reflexão sobre as transformações contemporâneas na sociedade portuguesa, o estudo propunha-se identificar as necessidades não satisfeitas em Portugal, conferindo particular atenção às tendências latentes e emergentes que, na actualidade e/ou a breve trecho, perturbam e prejudicam a optimização das oportunidades da vida individual e colectiva no país.