Abertas as candidaturas para os Prémios BPI Capacitar e BPI Seniores

 

O BPI abriu hoje, dia 2 de Maio, as candidaturas para duas iniciativas de responsabilidade social – a quarta edição do Prémio BPI Capacitar e a primeira edição do Prémio BPI Seniores - que visam apoiar instituições privadas sem fins lucrativos com donativos num total de 1 milhão de euros, o que constitui uma das mais relevantes ações de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal. 

O período de candidaturas decorrerá até dia 15 de Junho e o júri irá distinguir projetos sólidos e inovadores, que possam ser replicados por outras organizações. Baseando a escolha final em dois principais critérios – a qualidade técnica e a sustentabilidade da candidatura – o júri tem como objetivo fomentar o trabalho nestas áreas e alertar para o desfavorecimento frequente de que estas pessoas são alvo.

O BPI Capacitar pretende dar visibilidade a projetos de inclusão social que possam fazer uma verdadeira diferença na sociedade, ajudando quem mais precisa. Através de um financiamento na forma de donativo, em dinheiro e sem qualquer contrapartida, este prémio pretende capacitar as instituições para desenvolver o seu trabalho, colocando a temática da deficiência na ordem do dia.

O BPI Seniores é uma nova iniciativa que visa contribuir para instituições que promovam a inclusão social de um segmento cada vez maior da população e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos, residentes em Portugal.

Segundo o Presidente do BPI, Fernando Ulrich, «A política de responsabilidade social do Banco privilegia o apoio a pessoas com maiores dificuldades de inclusão na sociedade, pelo que após a experiência que recolhemos ao longo das três primeiras edições do BPI Capacitar, decidimos promover o BPI Seniores como uma iniciativa adicional dirigida a um segmento cada vez maior da população portuguesa constituído pelas pessoas com mais de 65 anos que sofrem muitas vezes de carências gritantes e que, mesmo quando ainda na posse das suas capacidades, se vêem impedidas de ter um papel ativo na sociedade».

No âmbito do BPI Capacitar e do BPI Seniores, este ano serão atribuídos prémios num total de 1 milhão de euros, havendo para cada um dos segmentos uma dotação de 500 mil euros distribuída da seguinte forma: um primeiro prémio cujo montante pode ascender até 200.000,00 euros, sendo estabelecido para os restantes projetos, em cada categoria, o limite máximo de 50.000,00 euros por projeto. O montante a atribuir a cada projeto pelo Banco BPI será sempre igual ou inferior ao montante global do próprio projeto.

Cada entidade promotora será candidata ao BPI Capacitar ou ao BPI Seniores, não podendo apresentar candidaturas aos dois Prémios, nem mais do que um projeto a concurso.

Os projetos a concurso que sejam objeto de outros donativos/apoios financeiros, nacionais, comunitários ou internacionais, são suscetíveis de apoio complementar do Prémio BPI Capacitar 2013 e do Prémio BPI Seniores 2013, desde que estes últimos se cinjam estritamente à parcela de despesas não subsidiadas por esses outros donativos/ apoios financeiros.

As entidades premiadas serão objeto de acompanhamento e avaliação para verificação do cumprimento dos objetivos que justificaram a atribuição do donativo e, no final do projeto, entregarão ao Banco BPI um relatório sobre os resultados atingidos e uma autoavaliação da sua performance.

Os regulamentos dos concursos, o formulário e os diversos elementos informativos de apoio às candidaturas do Prémio BPI Capacitar 2013 e do Prémio BPI Seniores 2013 estão disponíveis em:

www.bancobpi.pt/premiobpicapacitarwww.bancobpi.pt/premiobpiseniores.