ANDC Microcrédito

Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) é uma Associação de Utilidade Pública sem fins lucrativos, fundada em 1998, que implementou o microcrédito em Portugal e tem desenvolvido, desde então, a sua atividade na inserção através da via económica de pessoas social e economicamente excluídas e que, por esse facto, não têm acesso ao crédito bancário normal que lhes permita a criação de um pequeno negócio. A ANDC é membro da REDE EUROPEIA DE MICROFINANÇA (EMN - European Microfinance Network) e da REDE PARA A INCLUSÃO FINANCEIRA (EFIN – European Financial Inclusion Network)
Visando preencher este vazio, a ANDC tem por objetivo conseguir que as pessoas que não têm acesso ao crédito junto da banca, mas que querem desenvolver uma atividade económica concreta para a qual reúnem condições e capacidades pessoais, possam vir a contrair, graças à intervenção da Associação, empréstimos para esse fim junto dos bancos com quem a associação tem protocolos, sendo o acompanhamento das pessoas ao longo do período de reembolso uma das principais características da sua metodologia.

1 621 MICRO EMPRESAS
2 057 POSTOS DE TRABALHO
€ 9 109 187 CRÉDITO CONCEDIDO
€ 5 619 MÉDIA POR EMPRÉSTIMO
615 MICROEMPRESÁRIOS ACOMPANHADOS

Até ao momento a ANDC permitiu a mais de 1 600 pessoas criarem o seu pequeno negócio e, dessa forma, saírem da situação em que se encontravam. Esse número, não sendo o desejável, representa também o número de famílias a quem foi dada uma oportunidade de mudarem o rumo da sua vida.
Ao longo destes anos, o trabalho da ANDC foi muito para além do apoio aos microempresários, já que procurou sensibilizar as várias entidades e a Sociedade portuguesa para a problemática do microcrédito e do empreendedorismo inclusivo. Sobretudo através de Conferências, artigos e participação em workshops, a ANDC tentou promover o microcrédito e chamar a atenção para alguns aspetos que lhe parecem importantes, tais como um Código de Conduta para as organizações que trabalham nesta área ou o Estatuto do Microempresário. Em 2005, Ano Internacional do Microcrédito promovido pelas Nações Unidas, foi a única entidade, juntamente com os seus parceiros de então (IEFP e Millennium) a promover o microcrédito e uma semana do Microcrédito.
Felizmente, hoje o microcrédito é reconhecido por muitos como sendo um instrumento importante no combate à exclusão e na promoção do empreendedorismo inclusivo, sendo a ANDC uma das suas referências.

MICROCRÉDITO
ANDC - Associação Nacional de Direito ao Crédito
Morada: Praça José Fontana, 4 – 5º andar |1050-129 Lisboa
Site: www.microcredito.com.pt
Facebook : www.facebook.com/microcreditoANDC
E_mail: microcredito@microcredito.com.pt
Tel. 808 202 922 | 21 315 62 00