APSA selecionada na 1.ª edição do programa de Certificação da Qualidade

No âmbito do Protocolo entre a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Fundação Montepio, com objetivo de apoiar uma instituição da economia social com vista à sua certificação pelo sistema EQUASS, e após a análise de nove candidaturas, a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger - foi a instituição selecionada na 1.ª edição do programa de Certificação da Qualidade pelo Conselho de Administração da Fundação Montepio e Direção da APQ.

As candidaturas, que obedeceram a um rigoroso processo de seleção, tiveram em consideração fatores como a cobertura geográfica, recursos humanos, historial, missão e visão da organização.

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética que se manifesta por alterações sobretudo na interação social na comunicação e no comportamento. Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores de Síndrome de Asperger afetando maioritariamente o sexo masculino. Acolher a diferença e aceitá-la, promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA) favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna, são os objetivos base da APSA.