BPI lança prémio BPI Solidário no valor de 500.000 euros

O BPI acaba de lançar o Prémio BPI Solidário, no valor anual de 500 mil euros, para melhorar as condições de vida de pessoas que se encontrem em situação de pobreza e de exclusão social.

O Prémio BPI Solidário vem complementar o apoio já concedido com os Prémios BPI Capacitar e BPI Seniores, dirigindo-se aos restantes grupos de risco mais vulneráveis à pobreza e à exclusão social, como as crianças e jovens, desempregados de longa duração, famílias monoparentais, imigrantes, minorias étnicas e refugiados, reclusos e ex-reclusos, sem-abrigo, toxicodependentes e vítimas de violência.

Em comunicado o Banco português sublinha que a pobreza se traduz “na falta de recursos para alcançar as necessidades básicas e torna desigual o acesso ao trabalho, à justiça, à educação, à cultura e à saúde. Quem entra num estado de pobreza, entra num ciclo vicioso de exclusão social, precisando de ajuda para sair e conquistar a sua autonomia financeira”.

O período de candidaturas ao Prémio BPI Solidário decorrerá de dia 2 a 29 de Maio, onde as instituições privadas sem fins lucrativos, com sede em Portugal, poderão apresentar projetos sólidos e inovadores nesta área. As candidaturas serão avaliadas pela sua qualidade técnica e sustentabilidade.

O valor total dos donativos atribuídos pelo Prémio BPI Solidário será de 500 mil euros, a distribuir por prémios até 100.000 euros, podendo existir um primeiro prémio, até 200.000 euros.

No total, em 2016 o BPI irá atribuir 1,5 milhões de euros a projetos de solidariedade no âmbito dos três Prémios BPI, o que representa uma das mais relevantes iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

Desde 2010, o BPI já doou nas 6 edições do Prémio BPI Capacitar e nas 3 edições do Prémio BPI Seniores, 4,9 milhões de euros, apoiando 182 projetos que visam a melhoria de qualidade de vida de quem mais precisa.

O regulamento, o formulário e os diversos elementos informativos de apoio às candidaturas do Prémio BPI Solidário vão estar, em breve, disponíveis em www.bancobpi.pt.