Caixa Económica Montepio Geral recebe 20 M € para apoiar emprego e inovação

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu à Caixa Económica Montepio Geral um empréstimo de 20 milhões de euros para apoio ao financiamento de startups e de empresas que contratem jovens e desempregados de longa duração.
O objetivo é apoiar a economia portuguesa alavancando projetos de pequenas e médias empresas que fomentem o emprego.
Na opinião de Roman Escolano, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, “existe um forte compromisso por parte do BEI no que diz respeito ao apoio às prioridades da economia portuguesa, nomeadamente no apoio à criação de emprego e à inovação. Este empréstimo está inserido num programa do BEI, ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa, que pretende ajudar a garantir financiamento aos que têm maiores dificuldades no acesso ao crédito”.
“Este empréstimo constitui uma enorme mais-valia para o Montepio e assume especial relevância para a concretização dos objetivos do Montepio enquanto banco da economia social. Com este apoio do BEI, a Caixa Económica Montepio Geral reforça a sua capacidade de fomentar e apoiar a inovação, o empreendedorismo e a criação de emprego na sociedade portuguesa”, acrescenta José Félix Morgado, presidente da Caixa Económica Montepio Geral.
Estes montantes são promovidos pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, no âmbito do programa de empréstimos do BEI de 300 milhões de euros.