Campolide promove ação em que lixo é trocado por notas

A Junta de Freguesia de Campolide promove a iniciativa ‘Pago em Lixo’. Um programa inédito em que o lixo é trocado por notas que podem ser usadas nos estabelecimentos locais aderentes a esta iniciativa.
A Junta de Freguesia de Campolide pretende que os seus moradores entreguem o lixo separado em pontos de recolha previamente anunciados, onde cada quilo de lixo indiferenciado ou doméstico corresponderá a uma nota de lixo, mas um quilo de lixo reciclável corresponderá a duas notas.
Esta 'moeda' funciona como uma verdadeira alternativa ao euro, podendo ser utilizada nos estabelecimentos aderentes. Mais de setenta espaços comerciais, desde cabeleireiros, a frutarias ou cafés, aderiram à iniciativa.
Em comunicado, a Junta de Freguesia sublinha que este programa não só responde à «necessidade de recolha diferenciada de lixo» como «apoia o comércio local».
Depois da ação de 17 de setembro, já está anunciada a data de 24 de setembro. A esta seguir-se-ão outras datas para que a «mobilização seja cada vez mais potenciada», refere a Junta de Freguesia. «O objetivo é consciencializar a população sobre a importância da higiene urbana, assim como a correta reciclagem e separação do lixo, contribuindo simultaneamente para a dinamização da economia e comércio local, de modo a que todos sejamos vencedores», afirma André Couto, Presidente da Junta de Freguesia de Campolide.
A localização dos pontos de recolha de resíduos e a lista completa dos estabelecimentos participantes podem ser consultados em www.pagoemlixo.pt.