Casa Acreditar no Porto vai acolher famílias de crianças com cancro

A Casa Acreditar do Porto deverá começar a acolher os familiares de crianças com cancro “dentro de pouco tempo”.
Em declarações à agência Lusa, Margarida Cruz, diretora-geral da Associação Acreditar, explicou que embora a inauguração oficial esteja marcada para 15 de fevereiro – Dia Internacional da Criança com Cancro – as primeiras famílias começarão a ser recebidas “dentro de pouco tempo”.
Orçada em 1,6 milhões de euros, "integralmente financiado por particulares e empresas", a Casa Acreditar do Porto está situada num terreno do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, cedido à Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro pelo Ministério da Saúde. A nova casa terá 16 quartos e, ao longo do ano, apoiará cerca de 80 famílias que são forçadas a se deslocar para acompanhar as suas crianças durante os tratamentos.
Margarida Cruz referiu ainda que a casa "está praticamente pronta", faltando apenas o equipamento e mobiliário necessários ao seu funcionamento, assim como parte da verba necessária à aquisição dos mesmos. Decorre até 15 de fevereiro o Movimento Acreditar que visa angariar a verba necessária para aquisição do equipamento e mobiliário em falta.
A Casa Acreditar nasce no Porto com um objetivo muito claro: tentar que as famílias das crianças em luta contra o cancro, no IPO ou no Hospital de São João, tenham uma vida “o mais próximo da normalidade possível”.

Conheça mais sobre o trabalho da Acreditar - Associação de Pais e Amigos da Criança com Cancro AQUI.