EMPRENDE JÁ! Novos apoios ao Empreendedorismo

Formar empreendedores e ajudá-los a criar empregos. Esta é a principal missão do programa ‘Empreende Já’, apresentado pelo Governo esta terça-feira, dia 20 de dezembro.
O Instituto Português do Desporto e Juventude já abriu as candidaturas ao Programa ‘Empreende Já’. Este novo programa é composto por duas fases/ou ações: a primeira traduz-se no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens; e a segunda apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da primeira ação.
O Instituto Português do Desporto e Juventude pretende envolver, na primeira ação deste programa 630 jovens NEET (Neither in Employment nor in Education or Training), dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.
Os novos empreendedores terão durante seis meses uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social. Aqueles que progredirem até à segunda ação receberão 10 mil euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. Este segundo apoio implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante dois anos.
O programa ‘Empreende Já’ é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.6 milhões de euros, pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.
Pode consultar o Regulamento do programa 'Empreende Já' AQUI e o Aviso n.º POISE -20-2015-28 AQUI.