Inscrições abertas para o 1º Índice da Excelência em Recursos Humanos

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do ‘Índice de Excelência’, um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano promovido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE.
A iniciativa pretende «descobrir e promover o fator vencedor», o que «faz a diferença no sucesso de uma organização», descreve a organização em comunicado. Este estudo, inédito, quer alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do ativo mais importante de uma organização, o ativo humano. Quer, também, identificar e ajudar a potenciar os elementos que possuem mais impacto na motivação dos seus profissionais e nos resultados operacionais. Além de know-how, este estudo trará um grande reconhecimento público daquelas que são as boas práticas e os bons resultados entre os stakeholders.
De acordo com Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting, «‘excelência’ significa fazer bem o que deve ser feito. No caso deste estudo, a ‘excelência’ mede-se através do reconhecimento que os colaboradores revelam sobre um conjunto diversificado de práticas organizacionais. Significa, no fundo, dar a voz às pessoas de cada organização e perceber quais os aspetos que mais valorizam e quais aqueles onde haverá maior potencial de melhoria». O responsável refere que «os últimos anos têm-nos mostrado existir alguma estagnação ao nível das várias dimensões analisadas no âmbito do estudo», acrescentando que «existem alguns sinais que nos fazem acreditar podermos estar a viver um momento de oportunidade para nos podermos posicionar em níveis mais elevados de satisfação, nomeadamente no que à gestão de recursos humanos diz respeito». Pedro Rocha e Silva acredita que a primeira edição deste estudo será «um bom teste para perceber se esses sinais se repercutem de facto em melhores resultados».
A inscrição e participação são totalmente gratuitas e devem ser realizadas através da plataforma online www.indicedaexcelencia.com até à data limite de 30 de setembro.
A apresentação dos resultados decorrerá numa cerimónia de entrega de prémios, que terá lugar durante a segunda quinzena de janeiro de 2017.