Preparar o acolhimento de menores não-acompanhados

A 3 de novembro, o Museu Nacional Soares dos Reis, na cidade do Porto, acolhe a conferência ‘Menores Não Acompanhados – Preparar o acolhimento’, uma iniciativa promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).
Face à crise humanitário dos refugiados, a CNIS tem preparado nos últimos meses um momento de reflexão, de discussão e esclarecimento do papel de cada um no acolhimento e integração dos refugiados que chegam em números cada vez mais expressivos à Europa, em particular dos menores não-acompanhados.
A conferência ‘Menores Não-Acompanhados - Preparar o Acolhimento’ decorrerá no próximo dia 3 de novembro. Debater-se-á, desde logo, a crise de refugiados e em que medida a comunidade internacional tem vindo a falhar. Mas falar-se-á também sobre o que implica o reconhecimento do estatuto de proteção internacional a estes menores, designadamente ao nível das soluções de vida que lhes podem ser oferecidas.
Por último, o foco será dedicado aos desafios de acolher, mas principalmente de integrar menores provenientes de outros contextos, designadamente religiosos e culturais.
A entrada é livre, mediante inscrição prévia AQUI , até ao dia 31 de outubro.