Projeto FAMÍLIA - MDV

PROJETO FAMÍLIA "... porque acreditamos na família!"
Sabia que…
. São cerca de 9.000 os menores ao cuidado do Estado? Em 2011, viviam em instituições de acolhimento 8.938 menores!
. Destes, 2.112 foram acolhidos no ano passado!
(Fonte: Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento de Crianças e Jovens de 2011 do Instituto de Segurança Social)

Lançado pelo MDV – Movimento de Defesa da Vida em 1996, o Projecto Família é pioneiro em Portugal na área de intervenção intensiva junto de famílias com crianças em risco. A sua metodologia é inspirada no modelo norte-americano FAMILIES FIRST-Homebuilders, implementado pelo Departamento dos Serviços Sociais de Michigan, desde 1974.

O objectivo fundamental é garantir a segurança das crianças e evitar a sua institucionalização, preservando a família através do apoio intensivo, imediato e individualizado a estas famílias mais fragilizadas. Para isso, intervimos em situações de fragilidade/crise familiar, promovendo competências parentais e o estabelecimento de relações familiares saudáveis e estruturantes, contribuindo para gerar alternativas na família. Ajudamos estas famílias a alterar comportamentos que possam pôr as crianças em perigo e levar ao seu afastamento.

Com base na crença de que as famílias, independentemente da sua situação económica, estatuto social, etnia e crença religiosa, têm potencialidades para mudar os seus comportamentos, o Projecto Família tem vindo a apoiar um número crescente de famílias, em vários pontos do país, tendo já evitado a institucionalização de cerca de 1.000 crianças.

“ É muito gratificante vermos que, efectivamente, as crianças podem em muitos casos viver na sua família de origem se esta for ajudada a cumprir as suas tarefas.”
Graça Mira Delgado (Presidente do MDV)

Ajude-nos a evitar que mais crianças em risco sejam retiradas da sua família e institucionalizadas:

Junte-se a esta família de padrinhos! Inscreva-se como padrinho deste projeto clicando aqui e contribua para que estas crianças possam permanecer junto da sua família, evitando a sua institucionalização!

Faça um donativo em qualquer Caixa Automático MULTIBANCO, de uma forma simples, directa e imediata. Baixa selecionar:
Transferências > Ser Solidário > “Crianças em Risco – Projecto Família/MDV”

Clique abaixo e saiba mais sobre as formas de apoiar o Projecto Família
http://www.mdvida.pt/ajude-nos.php

OBRIGADO POR NOS AJUDAR A UNIR PARA CONSTRUIR!

MDV – Movimento de Defesa da Vida
www.mdvida.pt
Contactos:
Lisboa: Tel. 217994530 E-mail: geral@mdvida.pt
Porto: Tel. 226056006 E-mail: mdv-norte@mdvida.pt