Seminário Anual "Responsabilidade Social | A Normalização Nacional e Internacional"

Acontece já amanhã, dia 14 de março, na Católica Business School do Porto, o Seminário Anual "Responsabilidade Social | A Normalização Nacional e Internacional".
Um tema atual e urgente que merece cada vez mais a atenção de todos, não só das empresas como também dos consumidores.
Helena Gonçalves, da CRIS - Centro de Responsabilidade e Inovação Social, fala-nos um pouco das linhas gerais que irão pautar o evento de amanhã.
Impulso Positivo (IP): Qual a importância da normalização e da sua aplicação por parte das empresas portuguesas?
Helena Gonçalves (HG): A prática, exige objectividade, realidade e medida. A gestão impõe exequibilidade, resultados e melhoria contínua. O que não se pode medir, não se pode gerir. A normalização é por isso um contributo precioso para a gestão das empresas.
IP: No que é que consiste a NP ISO 26000-2011?
HG: A NP ISO 26000-2011 Linhas de orientação da responsabilidade social disponibiliza linhas de orientação quanto aos princípios fundamentais da responsabilidade social, ao reconhecimento da responsabilidade social e envolvimento das partes interessadas, aos temas fundamentais e questões que dizem respeito à responsabilidade social bem quanto às formas de integrar uma conduta socialmente responsável na organização. Dá enfase à importância dos resultados e das melhorias no desempenho da responsabilidade social, mas não é um sistema de gestão.
Destina-se a todos os tipos de organizações do sector privado, público e não lucrativo quer sejam grandes ou pequenas, e que estejam a operar em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Ao aplicá-la cada organização é encorajada a tornar-se socialmente mais responsável.
IP: Quais os objectivos que a CRIS pretende alcançar com este Seminário Anual?
HG: O CRIS pretende dar a conhecer o contributo da normalização para a consolidação das práticas de Responsabilidade Social nas organizações. Para isso, durante a manhã serão sucintamente apresentadas as diversas normas existentes com realce para as diferenças entre elas seguindo-se, a apresentação de um caso prático de implementação de cada uma das normas de Responsabilidade Social existentes: SA8000, NP4460 e ISO26000. Da parte da tarde, numa mesa redonda, debateremos o estado da arte da normalização da Responsabilidade Social bem como outros modelos e instrumentos que permitem desenvolver estratégias, politicas e/ou práticas de Responsabilidade Social.