Qui, 03/01/2013 - 12:51
Definido como o processo que usa conhecimentos, conceitos e técnicas do marketing com o objectivo de influenciar o comportamento dum público-alvo que beneficiará o próprio ou a sociedade em geral <IMPACTO SOCIAL POSITIVO>, o Marketing Social detém uma posição única na sociedade a nível de mudança de comportamentos.
Sex, 09/11/2012 - 18:01
A gestão das organizações do terceiro setor é hoje uma tarefa de exigência, complexidade, multidisciplinariedade e versatilidade, sendo a atualização de competências fundamental para um elevado desempenho.
Sex, 08/06/2012 - 15:25
Desde as primeiras acções de captação de recursos após a segunda guerra, passando pelo amadurecimento na Europa e EUA (há 30 anos) até o momento actual, muito se modificou, sobretudo nas tecnologias que articulam doadores e beneficiários. Porém, a essência do fundraising é a mesma. A razão pela qual captamos recursos e pelas quais as pessoas doam permanece.
Sex, 27/01/2012 - 20:07
Filipe Santos, Professor de Empreendedorismo do INSEAD, Director do Centro de Empreendedorismo (Maag ICE) e do programa de Empreendedorsismo Social (ISEP). Presidente do Conselho Estratégico do Instituto de Empreendedorismo Social (IES).
Qua, 01/06/2011 - 13:42
A Ajuda Publica ao Desenvolvimento (APD) engloba todas as verbas canalizadas pelos estados para projectos e acções que visam a promoção do desenvolvimento e melhoria do bem-estar das populações dos países pobres do Mundo.
Ter, 03/05/2011 - 13:42
Num dos recentes Olhares Cruzados sobre o Porto, Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social, fez uma intervenção que vale a pena ser trazida para aqui. Listou aquelas que considera serem as condicionantes ao combate à Pobreza e Exclusão Social. Uma é o estado em que o país está hoje, que obrigará a que a política financeira comande tudo.
Dom, 27/03/2011 - 00:00
Seis anos após o maremoto que em 2004 assolou o Sudeste Asiático, deparamo-nos com outra grande catástrofe natural na Ásia, agora no Japão. Existem alguns pontos que unem estas situações, mas são muito mais os que as separam. E são estes pontos que devemos explorar. Estas situações, que abriram os jornais televisivos de todo o mundo, são exemplos de catástrofes naturais que abalaram fortemente as infra-estruturas dos países, tornando necessária a actuação de organizações externas, nomeadamente ao nível da ajuda humanitária de emergência.
Ter, 01/03/2011 - 18:38
Podia estar aqui a escrever um testamento sobre cooperação e desenvolvimento, sobre o trabalho das ONGD (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento), sobre a necessidade de todos ajudarmos, mas o leitor iria pensar: “Ok. Mas isso será assim tão importante? Vou estar a ajudar quando estamos em crise, quando temos um país com tantos problemas?”
Ter, 01/03/2011 - 00:00
Reconhecendo que o fortalecimento do sector da economia social constitui um pilar do desenvolvimento económico e social do país, o Programa do Governo definiu como objectivo o reforço da parceria entre o Estado e este sector. Neste contexto, através da RCM 16/2010, foi estabelecido um conjunto de medidas de estímulo ao desenvolvimento da economia social, através da aprovação de um programa específico, o PADES (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social). No âmbito do PADES foi previsto o lançamento de um Programa Nacional de Microcrédito, no montante de € 15.000.000, destinado a fomentar a criação de emprego e o empreendedorismo entre os que têm dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, nomeadamente desempregados que pretendam desenvolver uma actividade por conta própria, para a qual necessitem de um empréstimo de baixo valor ao qual não consigam aceder junto de instituições financeiras.
Sex, 10/12/2010 - 18:06
No passado dia 5 de Dezembro comemorou-se o Dia Internacional do Voluntariado. Durante o fim-de-semana decorreu o I Congresso Português do Voluntariado. No fim-de-semana anterior, na campanha do Banco Alimentar, bateu-se o recorde do número de voluntários envolvidos, além do recorde no número de toneladas de alimentos recolhidos. Do armazém do Banco Alimentar em Lisboa chegaram notícias das filas de espera para os candidatos a voluntários se poderem inscrever e lançar mãos à obra.
Qua, 10/11/2010 - 11:18
Há dias, numa conferência no Porto sobre o Papel das Empresas na Sociedade, organizada pela empresa Sair da Casca, e com o apoio do BCSD (www.bcsdportugal.org ), ouvi um testemunho da empresa de construção Soares da Costa que me perseguiu algum tempo: “Nada do que é caridade consta do nosso Relatório de Sustentabilidade. Apoiamos, mas não relatamos.” Porque não?, pensei eu.
Sex, 11/06/2010 - 17:52
Dirigindo-se às organizações da Pastoral Social no encontro de Fátima e insistindo na necessidade de uma nova e grandiosa dinâmica que conduza para a civilização do amor, o Santo Padre recomendou “que as instituições da Igreja, unidas a todas as organizações não eclesiais, melhorem as suas capacidades de conhecimento” e que “seja clara a sua orientação de modo a assumirem uma identidade bem patente: na inspiração dos seus objectivos, na escolha dos seus recursos humanos, nos métodos de actuação, na qualidade dos seus serviços, na gestão séria e eficaz dos meios. A firmeza da identidade das instituições é um serviço real, com grandes vantagens para os que dele beneficiam.
Qua, 09/06/2010 - 23:00
É possível criar riqueza dando resposta a necessidades sociais altA Grameen Danone Foods Ltd foi lançada em 2006 quando Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank (pioneiro do micro-crédito) e Franck Riboud, o líder da Danone, decidiram levar iogurte de baixo custo e alto valor nutritivo à população do Bangladesh. Para além de melhorar a alimentação das crianças, a nova empresa, detida a meias, teria como objectivo melhorar as condições de vida das comunidades mais pobres do Bangladesh, através do envolvimento das mesmas na produção, distribuição e venda do iogurte.
Qua, 09/06/2010 - 11:28
Tradicionalmente colocado (por vezes auto-colocando-se) à margem, e por vezes mesmo em oposição, às dinâmicas associadas às organizações de natureza empresarial – não apenas pelo seu objecto, como ainda pela sua abordagem e pelo seu modelo de gestão, o terceiro sector está hoje colocado face a vários, complexos e exigentes desafios de desenvolvimento.
Qua, 09/06/2010 - 11:05
Um dos aspectos essenciais num processo de preparação para a certificação da qualidade é a articulação entre a Direcção (enquanto Órgão Social) da instituição e a Direcção técnica. Esta articulação implica que haja uma clarificação de papéis desde o início.
Ter, 08/06/2010 - 23:00
Entre o coração e a razão: os desafios do Sector Social Solidário As organizações do Sector Social Solidário nasceram da sociedade civil e têm sido, ao logo dos anos, capazes de encontrar soluções para os problemas sociais. No final do século passado, e numa altura em que a mulher integrava o mercado de trabalho, foram capazes de estruturar uma resposta capaz de garantir a conciliação da vida profissional e familiar: o Jardim-de-infância. Esta ideia respeitou as características que hoje definem qualquer projecto de inovação social: eficácia, eficiência, sustentabilidade e replicabilidade.