Os ministros do Ambiente e da Educação já apresentaram a Estratégia de Educação Ambiental 2020, assente na promoção de parcerias entre entidades públicas e privadas com o objetivo de promover «uma sociedade mais ativa, inovadora e ambientalmente culta».
Termina a 15 de dezembro o prazo para submeter candidaturas à primeira edição do Prémio Floresta e Sustentabilidade.
Está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, até 28 de fevereiro de 2017, a exposição CLIMA EXPO 360°.
No âmbito do projeto de sustentabilidade da marca Positive Cup, foi apresentada a estratégia de reciclagem da Nespresso para Portugal. O objetivo prevê que a taxa de reciclagem se situe entre os 20% e os 30% até 2020.
A Nespresso apresenta esta semana, em Portugal, a sua estratégia para o pilar reciclagem, no âmbito do The Positive Cup.
“Os supermercados providenciarão produtos sustentáveis se os consumidores assim o exigirem” e “creio que os portugueses querem consumir de forma responsável”, assegura Kozel Fraser, ativista da campanha ‘Fruta Tropical Justa’.
Portugal subiu sete posições no Climate Change Performance Index (CCPI), apresentado na 22.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP22), em Marraquexe.
A APCER e o BCSD Portugal organizam dia 24 de novembro a conferência ‘Benefícios da ISO 14001:2015 na implementação de economia circular’.
Em 190 hectares da Área Metropolitana do Porto (AMP) há uma nova floresta nativa a crescer. Entre setembro de 2011 e junho de 2016, o ‘FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto’ já plantou mais de 81 mil árvores, especialmente carvalhos, sobreiros, medronheiros e castanheiros, em terrenos outrora abandonados, queimados ou invadidos por espécies exóticas.
A Comissão Europeia aprovou um pacote de investimento na ordem dos 222 milhões de euros para promover a ‘construção’ de uma Europa mais sustentável e com baixas emissões de carbono. O financiamento da União Europeia fomentará, ainda, investimentos adicionais, num total de 398,6 milhões de euros para aplicação em 144 projetos novos em 23 Estados-membros.
Quase uma em cada sete crianças em todo o mundo respira um ar que é pelo menos seis vezes mais poluído do que as diretrizes internacionais, revela o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Até 29 de outubro decorre em Faro, Loulé, Tavira e Olhão o 7º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água – ERVAA.
A Discovery Communications anunciou a parceria com a World Wildlife Fund (WWF) para o financiamento e conservação de mais de 4 mil quilómetros quadrados de território protegido para tigres na Índia e no Butão, no intuito de proteger e incentivar o crescimento da população destes felinos.
A Índia, o terceiro maior emissor de dióxido de carbono no mundo, ratificou o acordo da Cimeira de Paris.
Arranca dia 6 e prolonga-se até 9 de outubro no centro de Congressos do Estoril, a edição deste ano do GreenFest. Em 2016, o GreenFest regressa com um programa alargado e diversificado centrado na temática da ‘Economia Circular’.
A Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) promove, no dia 13 de outubro, um seminário sobre ‘Eficiência Energética e Energias Renováveis’, na Fundação Cidade Lisboa.
Vinte e sete países africanos aderiram à Declaração de Marraquexe, formando assim, a poucas semanas das negociações da COP22, uma coligação para a ‘Adaptação da Agricultura Africana às Alterações Climáticas’.
A campanha ‘Saco Solidário’, promovida pela Kid to Kid, já conseguiu poupar mais de 150 mil sacos e está perto de chegar aos 8 mil euros. O montante angariado reverterá, na sua totalidade, a favor da Associação Acreditar.
A 8ª edição da ‘Geração Depositarão’ superou os resultados de qualquer uma das edições anteriores. Este ano foram recolhidas mais de 420 toneladas de resíduos, um aumento de 28% face à edição anterior.
Decorre entre 30 de setembro e 5 de outubro, em Sagres, o Festival de Observação de Aves e Atividades na Natureza, um dos maiores eventos em Portugal dedicado à Natureza.