Dias 9 e 10 de novembro, Vila Nova de Gaia acolhe o Ciclo de Cinema Economia Social e Solidária, uma iniciativa que integra o programa da MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária promovida pela associação ANIMAR.
A Baixa do Porto vai voltar ter cinema, diariamente, com a reabertura do Cinema Trindade.
Em alguma parte do mundo, «neste preciso momento uma pessoa tocou o coração de outra». «Mata saudades de quem sentes saudades» ou «hoje estás muito bonita» são algumas das mensagens que podemos encontrar em postes ou bancos de jardim, espalhadas por várias cidades do mundo. São palavras de Martim Dornellas, criador do ‘Projeto Amelie’ que falou, em exclusivo, ao Impulso Positivo sobre este projeto.
Até 11 de setembro, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) está a promover a 5.ª edição do ‘Campus Artístico’, em Ponte de Lima.
O hotel The Yeatman promove, dia 15 de setembro, um leilão de peças de arte doadas por 52 personalidades ligadas à arte e à cultura. O valor angariado irá reverter, integralmente, favor da Associação Casa do Caminho.
Realiza-se no próximo dia 16 de Março, entre as 17h e as 24h, no Parque Oeste, Alta de Lisboa, um Festival de Música e Dança, promovido pelo Projeto ALL ARTES, no âmbito dos projectos BIP ZIP da CML.
Decorre nos próximos dias 20 e 21 de Setembro, no auditório do Museu da Chapelaria em S. João da Madeira, o primeiro seminário internacional da Oliva Creative Factory.
Estão abertas as candidaturas ao Programa de Estágios para Jovens Animadores do Museu da Eletricidade (PEJAME 12), uma iniciativa da Fundação da Juventude em parceria com a Fundação EDP, está de volta com a sua 12ª edição.
A Orquestra Todos, que completa este anoa o seu primeiro ano de vida, vai apresentar, a 20 de julho, o seu primeiro disco, intitulado de “Intendente”. O concerto terá lugar pelas 22h00 no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
No âmbito de um protocolo assinado entre o Chapitô e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um grupo de utentes do CASA – Centro de Apoio Social dos Anjos visitou o Pavilhão do Conhecimento esta terça-feira. Com visita guiada ao museu e aos bastidores de um espetáculo apresentado pelo Chapitô, os visitantes do CASA foram recebidos e acompanhados pelos alunos e animadores desta coletividade.
O Hard Rock Cafe Lisboa assinala esta quinta-feira o seu 9º aniversário com um concerto solidário. O concerto é interpretado por João Pedro Pais e a totalidade da receita de bilheteira reverterá a favor da Fundacion Vicente Ferrer.
A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento vai inaugurar a 11 de junho, pelas 18h00, a exposição Artistas Solidários 2012, que estará patente no Atrium do Novotel Lisboa, em Lisboa.
No âmbito das celebrações do dia internacional dos museus, o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) foi o vencedor do Prémio Mundial de “Melhores Práticas Educativas” com o projeto “Clube de Arqueologia”, em ex-aequo com outras quatro instituições de Itália, Alemanha, Brasil e Tanzânia.
A sede da AMI em Lisboa, na Rua José do Patrocínio, vai integrar, a partir de dia 28 de março, Dia Mundial da Juventude, os trabalhos vencedores do concurso de arte urbana Marvilarte AMI, uma iniciativa que teve como objetivos centrais divulgar, junto a população local, o trabalho desenvolvido pela AMI e incentivar a produção e formação artística
Christophe Bertossi, Diretor do Centro para as Migrações e Cidadania do Instituto Francês de Relações Internacionais, considera que “os primeiros problemas de uma sociedade multicultural são de origem social”, e não de identidade, cultura ou religião. A IP News entrevistou este especialista em imigração, multiculturalidade e cidadania europeia, à margem de uma conferência organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre estas temáticas.
A Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012 lançou hoje um programa dirigido aos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Guimarães. Denominado “Memórias do Cárcere”, o projeto assinala os 150 anos da obra de Camilo Castelo Branco com o mesmo nome e tem como objetivo ensinar os reclusos a exprimir os sentimentos, experiências e memórias do tempo que passaram no espaço prisional, através da criação literária e audiovisual.
É lançado a 29 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o livro “Entre Gerações”, no qual a jornalista Laurinda Alves e a fotografa Isabel Pinto traçam um retrato de vários projetos intergeracionais desenvolvidos em Portugal ao longo dos dois últimos anos, com o apoio da Fundação.
A organização Leigos para o Desenvolvimento apresenta hoje em Braga o seu livro “Estamos Juntos: 25 anos, 25 contos”, uma obra que assinala o 25ª aniversário. A apresentação terá lugar na Livraria Centésima Página, pelas 18h30, com intervenção de Filipe Pinto, presidente da Direção dos Leigos para o Desenvolvimento, estando ainda previstas as intervenções artísticas de Joel Azevedo, ao som do violino, e de Daniela Freitas, com a dramatização de um dos contos que integra o livro e que é da autoria de Nuno Tovar de Lemos.
O Espaço t, organização que visa a integração de Todos, literalmente, através da arte, está a organizar um leilão no dia 19 de fevereiro no Hotel Infante Sagres, no Porto. Para além de se poder ajudar esta organização a fazer face aos obstáculos inerentes à situação mais difícil que atravessa, esta será também uma oportunidade única para conhecer mais a fundo o trabalho notável que realiza e através do qual se distingue pela integração da diferença. Jorge Oliveira, presidente do Espaço t partilhou com a IP NEWS o percurso desta organização.
O TEDxVimaranes será já no próximo sábado e terá como tema “Ser Minho”, as suas origens e os desafios do presente.