Os ministros do Ambiente e da Educação já apresentaram a Estratégia de Educação Ambiental 2020, assente na promoção de parcerias entre entidades públicas e privadas com o objetivo de promover «uma sociedade mais ativa, inovadora e ambientalmente culta».
O Instituto Superior de Economia e Gestão, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, promove o curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais a partir de fevereiro de 2017, em horário pós-laboral.
A Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) apresentou a plataforma interativa “MC – Metas Comunica”, uma nova rede social de partilha de informações sobre comportamentos aditivos e toxicodependência, disponível a todos os jovens.
Está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, até 28 de fevereiro de 2017, a exposição CLIMA EXPO 360°.
No âmbito do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar (PEDEPE), para o ano letivo 2015-2016, o Ministro da Educação fez publicar, em Diário da República, o Despacho nº 13224/2016, de 4 de novembro.
A primeira fase do projeto educativo da 4ª edição do LisbonWeek já arrancou. Nesta edição, o ponto de encontro será no Lumiar onde mais de 2 mil alunos, dos 6 aos 12 anos, serão envolvidos por esta ação.
As Aldeias de Crianças SOS lançaram em mais de 60 países, uma campanha que alerta para um “grave problema”. Cerca de 220 milhões de crianças crescem sozinhas, sem os cuidados de uma mãe ou pai.
Dia 22 de novembro decorre a sessão de apresentação pública do programa COOPJOVEM, na cidade do Porto.
O primeiro estudo nacional sobre a qualidade do acolhimento residencial de crianças e jovens retiradas às famílias ainda está em curso, mas já conseguiu apurar sinais de “insuficiente respeito pelos direitos da criança”, avança o jornal Público.
Depois da realização de sessões de informação e de esclarecimento em vários pontos do país, a ONGD Leigos para o Desenvolvimento inicia no mês de novembro o percurso de Formação dos Leigos para o Desenvolvimento 2016-2017.
A ATACA – Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana apoia crianças e famílias africanas com um único objetivo – ajudar a “construir futuros” melhores. Dez anos de experiência mostram que “juntos podemos mudar o mundo”. Fique para ler a entrevista completa de Inês Soares, presidente da ATACA, ao Impulso Positivo.
A sessão de lançamento do Programa COOPJOVEM decorreu no dia 28 de outubro, na sede da CASES, com a presença de José António Viera da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A Conferência Houses of Empathy realiza-se no dia 27 de outubro, a partir das 14:00 horas, no Espaço Santa Casa, no Campo Santa Clara, em Lisboa.
O Projeto Cuidar Melhor, a Associação Alzheimer Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian organizam, no dia 19 de outubro, a 3.ª edição do Encontro de Profissionais ‘Cuidados a Prestar na Demência – uma abordagem prática integrada’.
O Lidl Portugal apresenta a nova edição do projeto ‘Turma Imbatível’, uma ação que visa sensibilizar as crianças do 1º ciclo, com idades entre os 6 e os 10 anos, para um estilo de vida mais saudável.
O Festival FAZ-TE FEST vem desafiar os jovens a descobrir ferramentas que promovam a sua entrada no mercado de trabalho ao som de muita música. São quatro palcos a trazer música à cidade de Lisboa, o palco ‘Skills Mix’, ‘Descobre a tua Voz’, ‘Duetos do Futuro’ e ‘Entra no Ritmo’.
De Norte a Sul do país a ZOOM irá promover ações de formação junto de mais de 1000 alunos, jovens carenciados que integram Escolas de territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP).
A 8ª edição da ‘Geração Depositarão’ superou os resultados de qualquer uma das edições anteriores. Este ano foram recolhidas mais de 420 toneladas de resíduos, um aumento de 28% face à edição anterior.
Decorre entre 30 de setembro e 5 de outubro, em Sagres, o Festival de Observação de Aves e Atividades na Natureza, um dos maiores eventos em Portugal dedicado à Natureza.
Está previsto para 7 de outubro o arranque da primeira Pós-graduação em Economia Social e Solidária e Desenvolvimento Local, desenvolvida pela Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, da Universidade Lusófona.