A Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) apresentou a plataforma interativa “MC – Metas Comunica”, uma nova rede social de partilha de informações sobre comportamentos aditivos e toxicodependência, disponível a todos os jovens.
O 12º Café Memória foi inaugurado na cidade de Barcelos. Um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares e cuidadores e que desde dia 7 de dezembro está também em Barcelos.
Um estudo desenvolvido pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) revela que um em cada quatro idosos está desnutrido ou em risco de desnutrição.
A Casa Acreditar do Porto deverá começar a acolher os familiares de crianças com cancro “dentro de pouco tempo”.
A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro promove dia 20 de novembro uma caminha solidária.
Os prémios Patient Innovation Awards distinguem doentes, cuidadores e colaboradores que criam soluções que podem ajudar outras pessoas com as mesmas doenças.
O Centro de Reabilitação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) promove no dia 27 de outubro, pelas 10:00 horas, uma ação (in)formativa sobre ‘Segurança Doméstica e Primeiros Socorros’.
O Prémio Janssen Inovação é entregue na próxima terça-feira, dia 25 de outubro, numa cerimónia que decorrerá no auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica de Lisboa.
O Projeto Cuidar Melhor, a Associação Alzheimer Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian organizam, no dia 19 de outubro, a 3.ª edição do Encontro de Profissionais ‘Cuidados a Prestar na Demência – uma abordagem prática integrada’.
Portugal é um "país com demasiada pobreza", uma situação que "é urgente" mudar, sendo a "maior prioridade" o combate à pobreza infantil. As palavras são de José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, numa mensagem divulgada no ‘youtube’ e no ‘twitter’ oficial do Governo e do ministério.
A Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) promove a 2ª edição da Festa da Saúde, um evento de dois dias aberto à comunidade que promete, de forma dinâmica e positiva, partilhar conhecimento e incentivar a promoção da saúde.
<em>“Há muita gente que não compra os óculos, ou não vai ao médico porque receiam ter de comprar os óculos e não têm dinheiro”</em>. O alerta é feito pela presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Mara João Quadrado, em declarações à Lusa.
A passagem do furacão Matthew foi devastadora. No Haiti pelo menos 1,4 milhões de pessoas precisam urgentemente de assistência e surge agora a ameaça de uma nova epidemia de cólera.
O projeto ‘Bengala – zelar pelos que cuidam’ arranca no início do próximo ano em Matosinhos e Leça da Palmeira.
No segundo semestre de 2017 o Governo disponibilizará uma plataforma online que ensinará cuidadores informais (familiares, vizinhos ou amigos) a cuidar pessoas doentes ou dependentes.
A APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica inaugurou uma nova delegação na cidade do Porto.
Foi recentemente publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, liderado por investigadores do Instituto de Medicina Molecular (iMM), um estudo que descreve o mecanismo pelo qual a cafeína ou os seus análogos podem retardar a perda de memória associada ao envelhecimento.
Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo voltam a receber o Grande Trail da Serra D’Arga (GTSA) que promove o Minho como destino desportivo e cultural.
A Conferência anual da Plataforma Europeia para a Reabilitação (European Platform for Rehabilitation – EPR, sigla em inglês) decorre dias 21 e 22 de setembro no Fórum Picoas, em Lisboa.
Os doentes encaminhados para o serviço de urgência referenciados através dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) ou da linha Saúde 24 serão considerados prioritários, de acordo com o Despacho nº4835-A/2016, publicado em 8 de abril e em vigor desde 1 de agosto.