O Instituto Superior de Economia e Gestão, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, promove o curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais a partir de fevereiro de 2017, em horário pós-laboral.
Não perca a oportunidade! Termina a 25 de novembro o período de candidaturas para a 3ª edição PACT Fund, um fundo de investimento destinado a organizações do Terceiro Setor.
O trabalho da LEQUE – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais foi distinguido com o Prémio Voluntário Jovem Montepio 2016. O Impulso Positivo aproveitou a ocasião para falar com Celmira Macedo, fundadora e presidente da LEQUE.
O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) e o Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP) promovem a 3ª edição da Pós-Graduação Gestão de Organizações de Economia Social.
Mais de 100 organizações já se inscreveram no ‘Índice da Excelência’, um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano. As inscrições são gratuitas e terminam esta semana, a 30 de setembro.
Está previsto para 7 de outubro o arranque da primeira Pós-graduação em Economia Social e Solidária e Desenvolvimento Local, desenvolvida pela Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, da Universidade Lusófona.
A 8ª edição do ‘Mês do Terceiro Sector’ arranca em setembro e prolonga-se até outubro, este ano sob o tema ‘A Economia Social e Solidária em Foco’.
O roadshow movimento ‘Mais para Todos’ regressa à estrada no dia 5 de setembro. O objetivo mantém-se: sensibilizar, educar e formar mais pessoas para a importância da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável.
No âmbito do Protocolo entre a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Fundação Montepio, com objetivo de apoiar uma instituição da economia social com vista à sua certificação pelo sistema EQUASS, e após a análise de nove candidaturas, a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger - foi a instituição selecionada na 1.ª edição do programa de Certificação da Qualidade pelo Conselho de Administração da Fundação Montepio e Direção da APQ.
A Academia de Gestão Social da Fundação Manuel Violante acaba de lançar novas edições do Programa Gestão e Qualidade (GQ), em Lisboa e no Porto.
Os consumidores portugueses em conjunto com o Conselho Superbrands elegeram a Cruz Vermelha como a marca nacional de excelência no setor da solidariedade, numa iniciativa conjunta com a SIC Esperança.
Recentemente a Dianova Portugal foi distinguida com a certificação Entidade Familiarmente Responsável – EFR Economia Social, promovida pela Fundación másfamília. O Impulso Positivo, falou com Marta Santos, Gestora de Pessoas da Dianova Portugal, para conhecer o trabalho de excelência desenvolvido nesta área pela organização.
Acontece já amanhã, dia 14 de março, na Católica Business School do Porto, o Seminário Anual "Responsabilidade Social | A Normalização Nacional e Internacional". Um tema atual e urgente que merece cada vez mais a atenção de todos, não só das empresas como também dos consumidores. Helena Gonçalves, da CRIS - Centro de Responsabilidade e Inovação Social, fala-nos um pouco das linhas gerais que irão pautar o evento de amanhã.
A Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) recebeu a certificação europeia Equass Assurance - Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais, sendo certificada no âmbito das valências da área da deficiência. A auditoria, realizada há já alguns meses, recaiu sobre as valências de Lar Residencial, Lar de Apoio e Centro de Atividades Ocupacionais.
O EQUASS – European Quality in Social Services, iniciativa da Plataforma Europeia para a Reabilitação (EPR) na área de aprovação e certificação de qualidade criou uma nova alteração ao sistema de qualidade europeu de serviços sociais.
No dia 14 de Abril, quinta-feira, pelas 10h30m, irá realizar-se no auditório do Parque Biológico de Gaia – Rua da Cunha – Avintes – Vila Nova de Gaia, uma cerimónia pública para assinalar o facto de ter sido atribuída à APPACDM de Vila Nova de Gaia a Certificação de Excelência EQUASS (Marca Europeia EQUASS), pelo Comité Europeu de Atribuição do European Quality in Social Services – Bruxelas. A cerimónia será presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Serrão, em representação da Ministra do Trabalho e Solidariedade Social.
Depois da primeira IPSS certificada com a marca ISS, que encontra aqui, mais duas novas IPSS obtiveram a certificação das suas respostas sociais com o nível de qualificação C, de acordo com o modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais. As instituições são a Associação de Solidariedade Social Vencer Casal Popular da Damaia e a Santa Casa da Misericórdia de Almada. Foi a EIC – Empresa Internacional de Certificação a entidade responsável pela auditoria de concessão.
O Instituto de Segurança Social (ISS) editou recentemente o Manual de Boas Práticas para o Acolhimento Residencial das Pessoas Mais velhas, cujos autores são o Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social e o CID - Crianças, Idosos e Deficientes - Cidadania, Instituições e Direitos. Este Manual vem juntar-se a outros dois já existentes: o de Acolhimento Residencial das Crianças e Jovens e o de Acolhimento Residencial das Pessoas em Situação de Deficiência. (disponíveis em http://195.245.197.202/left.asp?05.18.08.05)
Entre o coração e a razão: os desafios do Sector Social Solidário As organizações do Sector Social Solidário nasceram da sociedade civil e têm sido, ao logo dos anos, capazes de encontrar soluções para os problemas sociais. No final do século passado, e numa altura em que a mulher integrava o mercado de trabalho, foram capazes de estruturar uma resposta capaz de garantir a conciliação da vida profissional e familiar: o Jardim-de-infância. Esta ideia respeitou as características que hoje definem qualquer projecto de inovação social: eficácia, eficiência, sustentabilidade e replicabilidade.