Cultura e Lazer | Alternativas à praia

Introduza o seu e-mail

Alternativas à praia

24/07/2018 |

Alesia Kasantceva on unsplah Alesia Kasantceva on unsplah

Bicicleta, pesca, caminhada, museu, piquenique…

Alternativas à praia

 

Há quem não goste muito de praias cheias de gente, de mergulhar na água fria do mar ou ficar estendido na toalha a “torrar” ao sol. E há quem simplesmente não possa desfrutar da época balnear por questões de saúde. Para todas estas pessoas há alternativas à praia bem interessantes, que não implicam um boicote aos dias de sol e calor, são divertidas, promovem o exercício físico e ainda funcionam como alavanca no processo de envelhecimento ativo. Eis algumas ideias para não sujar os pés de areia!

 

Museus e exposições

Independentemente do local onde habita, haverá sempre um museu, exposição ou centro cultural para visitar. Da pintura à fotografia, passando pela escultura, vídeo, desenho, etc. Uma excelente opção para dias tórridos de verão e uma das melhores alternativas à praia, pois o ambiente é climatizado e ideal para o seu processo de envelhecimento ativo na medida em que instiga o pensamento crítico.

 

Pesca

Se nunca foi à pesca, é hora de experimentar! Esta atividade é saudável, mas não requer um elevado esforço físico, pois o seu objetivo é ajudar a relaxar, mais do que ajudar a economizar ao jantar, levando para casa dois ou três peixitos. E, como sabe, o bem-estar psicológico é também um ótimo benefício para o seu corpo e para o seu processo de envelhecimento ativo. Basta investir numa cana e em mais alguns acessórios. E, se esta sugestão acabar por se tornar numa rotina, o investimento será amplamente compensado!

 

Piquenique

Há lá coisa melhor do que reunir a família ou os amigos ao ar livre num piquenique? Estender uma manta no chão ou aproveitar as mesas e bancos disponíveis um pouco por todo o pais para uma refeição descontraída? Efetivamente um piquenique é uma das melhores alternativas à praia, uma excelente opção de lazer para quem quer aproveitar o bom tempo ao ar livre, num local mais calmo e fresquinho.

 

Bicicleta

Aproveite o facto de o número de ciclovias ter aumentado e faça passeios de bicicleta este verão. Parta logo de manhazinha ou, em alternativa, ao final da tarde para não apanhar tanto calor e exercite-se ao mesmo tempo que admira a vista. Andar de bicicleta ajuda no seu processo de envelhecimento ativo porque é uma forma de socialização, se fizer passeios em grupos, dá uma sensação de liberdade e alegria e, claro, traz inúmeros benefícios para a saúde. Sabia que quem anda de bicicleta regularmente apresenta um nível de condição física equivalente a ser 10 anos mais novo?

 

Caminhadas

São grátis, versáteis e divertidas. As caminhadas podem ser uma das alternativas à praia em dias de verão, pois seja para conhecer melhor as ruas de uma cidade, seja para passear à beira mar ou no campo, conseguem proporcionar verdadeiros momento de lazer que podem ser vividos em grupo e que funcionam como exercício de baixo impacto que diminui e previne o desenvolvimento de incapacidades físicas, mantendo ativos corpo e mente.

 

E agora que já tem algumas alternativas à praia, esqueça o fato de banho, mas lembre-se de sair de casa e divertir-se neste verão!