Saúde e Bem Estar | Dicas para cuidar de cabelos brancos e grisalhos

Introduza o seu e-mail

Dicas para cuidar de cabelos brancos e grisalhos

19/06/2018 |

photo by philippv sewing on unsplash photo by philippv sewing on unsplash

Envelhecer de forma positiva é uma opção, mas o embranquecimento dos fios de cabelo é inevitável. Mais tarde ou mais cedo, eles deixam de receber melanina, perdem a cor e os fios brancos começam a dar um ar da sua graça. E a verdade é mesmo essa: os fios prata têm a sua graça, o seu encanto!

 

Hoje em dia o cabelo branco começa a estar na moda, com cada vez mais pessoas a tomarem a resolução de não pintar e exibir o tom natural, do grisalho ao branco puro. Se faz parte deste grupo de homens e mulheres, leia com atenção estas dicas para cuidar de cabelos brancos e grisalhos.

 

  1. Manter a cor bonita

Se não lhe der atenção, o cabelo prateado tem tendência a ficar com um aspeto amarelado com o tempo, devido a agentes externos como sol e cloro. Para evitar danos, basta neutralizar a presença de qualquer outro tom e usar um shampoo específico, com pigmentos acinzentados, além de outros produtos, como máscaras e condicionadores, que sejam ideais para a sua cor. A par, durante exposições a raios solares, use um chapéu e/ou creme ou protetor solar para o cabelo. Ao mesmo tempo que trata de envelhecer de forma positiva, protege a pele e o cabelo das agressões dos raios solares.

 

  1. Ter o cabelo sempre hidratado

A melanina, a substância responsável pela cor do cabelo, interfere na elasticidade e maciez dos fios, pelo que o cabelo branco tende a ficar mais ressequido, áspero e rebelde. Mas não é nada que não se consiga resolver com hidratações à base de produtos com ingredientes nutritivos como queratina, arginina e aminoácidos. Antes de hidratar, lave o cabelo com um shampoo incolor e depois seque com o secador porque o calor ativa essas substâncias hidratantes para reconstrução capilar, que devolvem a força dos fios. No entanto, muita atenção aos procedimentos químicos ou mecânicos. É de evitar o recurso frequente a secadores e, principalmente, a pranchas. Além disso, alisamentos e outros processos químicos também são prejudiciais.

 

  1. Exibir um bom corte de cabelo

O cabelo branco pede um corte curto, regra geral. Esta é a última das dicas para cuidar de cabelos brancos e envelhecer de forma positiva, mas nem por isso é a menos importante. Além de ser mais fácil de cuidar, um cabelo curto vai dar-lhe um ar com mais estilo e seguro. Por isso aposte no tipo de cortes (pixie, assimétrico ou repicado) cheios de charme e atitude ou opte por cortes que deixam o cabelo num tamanho médio, em camadas, caso queira dar mais movimento e balanço a madeixas. Também é fundamental manter o corte em dia para não deixar as madeixas sem forma. Cortes retos, tradicionais, estão fora de questão!


São apenas três, as dicas para cuidar de cabelos brancos e grisalhos que agora lhe sugerimos, mas se as seguir à risca, exibirá sempre o cabelo bonito e saudável que merece!