Saúde e Bem Estar | Importância de estipular um horário para a hora de deitar

Introduza o seu e-mail

Importância de estipular um horário para a hora de deitar

04/06/2019 |

photo by matheus vinicius on unsplash photo by matheus vinicius on unsplash

Hábitos alimentares e físicos saudáveis não são suficientes para assegurar o seu bem-estar. Também é (muito) importante uma boa noite de sono. E para a assegurar, deve estipular um horário para a hora de deitar, de modo a não defraudar o seu organismo e a acordar com boa disposição e energia!

 

Dormir bem é fundamental para garantir o seu bem-estar físico e psicológico, para repor energia, regenerar o sistema celular, reforçar o sistema imunitário e evitar problemas de saúde. Pelo contrário, dormir pouco prejudica o humor, a memória, a concentração e aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. E tendo tudo isso em conta, está na hora de estipular um horário para a hora de deitar!


Quantas horas deve dormir?

A maior parte dos adultos fica satisfeita com uma média de 7/8 horas de sono por noite. Mas algumas pessoas não precisam de dormir tanto, e outras precisam de dormir mais. Nesse sentido, a indicação que vamos apresentar de seguida serve de referência, mas não invalida que avalie a sua necessidade de sono diária de forma mais personalizada.

 

  • recém-nascidos - 14 a 17h
  • crianças (1/2 anos) - 11 a 14h
  • crianças (2/12 anos) - 10 a 13h
  • jovens (14/17 anos) - 8 a 10h
  • jovens adultos (18/25 anos) - 7 a 9h
  • adultos (26/64 anos) - 7 a 9h
  • idosos (mais de 65 anos) - 7 a 8h 

 

Por que é que deve estipular um horário para a hora de deitar?

Deitar-se todos os dias à mesma hora, sensivelmente, é importante porque o seu relógio biológico está programado para adormecer quando tem sono. Ora, se resolver fazer “batota” e passar uma noite a ver televisão, por exemplo, está a desrespeitar os horários estabelecidos pelo seu organismo. Assim, é fundamental para o seu bem-estar que crie o hábito de se deitar e levantar - inclusive nos fins de semana - à mesma hora. É verdade que em dias de folga, sabe bem sair da cama mais tarde, mas isso é prejudicial ao organismo, na medida em que interfere com o relógio biológico, podendo alterar a rotina do organismo para a semana seguinte e prejudicar o tempo de descanso, afetando a concentração, capacidade de aprendizagem e memória.

 

Como estipular um horário para ir para a cama?

É simples! Em primeiro lugar pense na hora a que tem (ou gosta) de acordar. Imaginemos que aponta para as 7.30h da manhã. Depois, equacione o seguinte: para acordar as 7.30h quantas horas precisa de dormir para se levantar com energia?

Supondo que tem, por exemplo, 50/60 anos e deve dormir umas 8h por dia, faça as contas e veja a que horas deve adormecer. Neste caso, teria de estar de cabeça na almofada com os olhos fechados pelas 23.30h, correto?

Por fim, pense em quanto tempo costuma, em média, demorar a adormecer para perceber a que horas deve ir para a cama. Há pessoas que demoram meia hora, outras uma hora e outras ainda nem de dois minutos precisam para ferrarem no sono!

Por exemplo, se costuma ficar meia hora na cama, a ler ou a ver televisão, antes de começar a bocejar, deve deitar-se pelas 23h.

E nunca se esqueça que um sono reparador e de qualidade é fundamental para o seu bem-estar físico e psicológico.

Bons sonhos!