Saúde e Bem Estar | Tem stress? Saiba como combater

Introduza o seu e-mail

Tem stress? Saiba como combater

02/03/2020 | Sofia Alçada

Stress: dicas para saber como combater. Imagem: Unsplash Stress: dicas para saber como combater. Imagem: Unsplash

A medida que vamos envelhecendo, há coisas que já não nos dão prazer. E para além disso estamos sempre preocupados a pensar nos problemas. O que inevitavelmente nos dá as tais dores de cabeça e quem sabe, dores de estomago. E os novos hábitos adquiridos? Vão sendo cada vez menos saudáveis. Vamos ficando mais sentados a ver televisão… Facilitamos na alimentação comendo mais alimentos processados, pois são mais fáceis de fazer… Dormimos menos…Temos sonos mais agitados e muitas vezes acordamos várias vezes a meio da noite… Não estamos com as pessoas, ficando cada vez mais isolados… Tudo, sinais potenciais de stress.

Se está nesta fase de vida, este artigo é para si! Pois se não fizermos nada, poderá implicar que, com o tempo, terá perda de qualidade de vida.

E então, vamos fazer alguma coisa para combate esse stress?

Há algumas ações que podem ser feitas no seu dia-a-dia para combater o stress, mudar as rotina e criar novos hábitos mais saudáveis e que melhorarão os seus níveis de stress:

1. Ligar-se aos outros

Ter um círculo de amizade é fundamental para o seu bem-estar. Mais do que simples colegas, é preciso ter amigos, com os quais se sinta bem e possa confiar. Que sejam as pessoas com quem ri e chora. Com quem se abre e com quem é genuíno.

Veja aqui algumas dicas do que fazer com os amigos.

2. Manter a positividade

Seja otimista! Seja positivo! Isso não significa ignorar as tristezas e as dificuldades da vida. A prática da positividade pode e deve tornar-se um hábito. Além disso, as pessoas positivas atraem a sua volta um bom ambiente e uma maior motivação para a vida.

3. Fazer exercício

Exercícios ajudam a manter o nível de endorfina, e portanto permitem a redução do stress. Há mil e uma formas que pode escolher. Pode ir para um ginásio, pode correr,ou simplesmente adotar o hábito de ir a pé para o trabalho (Conheça aqui algumas apps que podem ajudar a fazer exercicio). Caso não esteja convencido, conheça os benefícios do exercicio e ou das caminhadas.

4. Ajudar os outros

Segundo vários estudos, quando fazemos bem a alguém estamos também a fazer a nós próprios. Os voluntários, por exemplo, tem uma tendência para ter menos ansiedade e aumentar a sua longevidade o que se reflete em menores índices de depressão. Há gestos simples no dia-a-dia que podem contribuir para o nosso bem-estar como sorrir para um estranho, ligar para um amigo que não vemos há muito tempo, ajudar alguém na rua ou dar indicações a um turista na cidade. Em ambiente de trabalho, podemos por exemplo ajudar um colega a desempenhar uma tarefa. Difícil? Não me parece!

5. Dormir bem

É fundamental para um bom descanso, ter uma boa noite de sono. É essencial para o bem-estar geral e portanto para reduzir o stress. Vigie bem o seu sono e a qualidade do mesmo. Caso não esteja a conseguir dormir calmante sem interrupções, procure ajuda de um profissional. É muito importante cuidar de ter uma boa noite de sono, conforme nos diz numa entrevista ao Impulso Positivo, a Drª Teresa Paiva.

6. Alegrar a vida

Dê vida a sua vida! Há muitas formas de o fazer, e depende do que lhe dá prazer. Do que o faz perder a noção do tempo. Seja dançar, sair com os amigos, passear na praia, fazer jardinagem, ir ao cinema ou ao teatro, ter um hobby… e rir, rir muito! Pois, rir é sem dúvida um bom remédio.

Aproveite a vida e alegre-a fazendo o que lhe dá prazer!

7. Alimentar-se bem

Especialistas defendem que o intestino é o segundo cérebro. É lá que o organismo produz a maior quantidade de serotonina, um neurotransmissor que regula humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e temperatura corporal.

Por isso, evite alimentos processados. Prefira alimentos da época e frescos. Tenha horários fixos sempre que possível, para as suas refeições. Coma devagar e aprecie bem os alimentos. É um bom momento para descansar e descontrair e tirar uma pausa do stress do dia-a-dia.

8. Encontre um sentido para a vida

A busca de sentido e de significado para a sua vida é muitas vezes algo que tentamos encontrar toda a vida. A necessidade de uma conexão com algo. A forma como a pessoa se vê e expressa o seu propósito. Quando percebemos bem o nosso propósito, tudo faz mais sentido e os níveis de stress podem reduzir consideravelmente.  

9. Observe-se

Tenha atenção às reações físicas e emocionais que vai tendo ao logo do dia, nas várias situações e ambientes. Seja em casa, seja no trabalho. Se estiver a ficar com stress ou a perder o controlo, preste atenção a si e à situação. E se possível respire fundo e acalme-se. Ganhe consciência e controlo da situação.

10. Ajuda profissional

Caso esteja num ponto em que precisa, recorra a ajuda de um profissional que o possa ajudar a lidar com uma fase que possa ser mais stressante para a sua vida. Muitas vezes passa por uma separação, uma perda, ou algo que não sabe ainda identificar. Não deixe de pedir ajuda!

Cuide-se e garanta que não coloca mais stress do que aquele que a própria vida já nos coloca naturalmente.

Adaptado de: https://institutomongeralaegon.org/longevidade-e-saude/combater-o-estresse