Introduza o seu e-mail

3 tipos de presentes educativos para colocar no sapatinho das crianças

01/12/2018 |

photo by kari shea on unsplash photo by kari shea on unsplash

As crianças escrevem cartas para o Pai Natal, mas são os adultos que têm de pegar nas renas e palmilhar as lojas à procura de brinquedos! E você seguramente que também tem algumas crianças na família a quem gostava de oferecer um presente neste Natal, não é verdade? Este ano opte por objetos educativos que desenvolvam competências e capacidades. E vai ver como elas são capazes de pôr de parte os robots, tablets e bonecas loiras e elegantes, para pegar em livros, jogos e instrumentos musicais. Vai uma aposta?

 

Se está a viver um envelhecimento ativo, sabe que os brinquedos eletrónicos que fazem alguma ação específica estão na moda. Ele é o cão que anda, o bebé que diz “mamã”, o carro telecomandando, o drone, a overborad… Mas a nossa ideia com este artigo é desviá-lo das novas tecnologias e aproximá-lo de três grupos de presentes educativos para crianças que, mais do que fazer alguma coisa, criam alguma coisa. Haverá melhor ideia para este Natal?

 

1. Livros

As crianças adoram histórias! E até você, quando encetou um envelhecimento ativo, começou a ler mais, não é verdade? Por isso, a nossa primeira sugestão vai para livros. Neste Natal invista em literatura e no mundo da fantasia construído a partir das palavras e das imagens. Não se esqueça que as boas histórias têm o poder de durar para sempre: a primeira vez são ouvidas, depois lidas, relidas…

 

 

Clique aqui e conheça 10 bons motivos para ler!

 

2. Jogos

Os jogos são sempre uma aposta certeira quando o assunto é “presentes educativos para crianças”, mas dentro da panóplia de jogos à venda no mercado, sugerimos aqueles que consideramos os melhores. Dê corda aos sapatos, não se esqueça que está num processo de envelhecimento ativo, e palmilhe umas lojas à procura destes tipos de brinquedos:

 

Quebra-cabeças - auxiliam na alfabetização, estimulam a perceção visual, aumentam o poder de concentração e entretêm as crianças por bastante tempo.

Jogos de memória  - estimulam a memória das crianças mais pequenas, seja através dos jogos mais clássicos em que as figuras se repetem, seja através dos jogos mais complexos em que é preciso associarem-se imagens diferentes.

Jogos para formar palavras - indicados para crianças que começaram o ensino básico, pois permitem-lhes formar palavras e estimulam-lhes o raciocínio.

Jogos de encaixe - ideais para crianças até 5 anos, porque estimulam a perceção tátil e a associação, por exemplo no reconhecimento de diferentes texturas.

Jogos de montar - ajudam a desenvolver a associação, estimulam a criatividade e dão, inclusive, noções espaciais e de lógica.

Jogos de tabuleiro - palavras para quê? Estes jogos são campões de diversão porque, mais do que educar, contribuem para a socialização e proporcionam momentos de interação entre crianças e entre crianças e adultos.

 

Aproveite para clicar aqui e ler o nosso artigo sobre os benefícios dos jogos de tabuleiro: Atire o dado e avance uma casa!


3. Instrumentos musicais

Independentemente de ter crianças na família com um dom para a música ou não, um instrumento musical será sempre uma excelente sugestão no que toca a presentes educativos para crianças porque desenvolve o sentido de ritmo dos miúdos, trabalha a