Introduza o seu e-mail
Com base nas recomendações da Fundação Portuguesa de Cardiologia selecionamos alguns alimentos fundamentais para promover a saúde do coração.
A regra, e que se aplica ao bem-estar do organismo como um todo, é a adoção de uma alimentação equilibrada e diversificada, que prioriza a ingestão diária de lacticínios magros, de peixe e carnes brancas, em detrimento das carnes vermelhas.
É fundamental aumentar o consumo diário de fruta e de legumes, bem como de cereais e leguminosas.
Há alimentos que pela sua composição nutricional podem ser especialmente importantes para o bom funcionamento de determinados órgãos. No caso do coração e sistema cardiovascular – que além do coração inclui uma vasta rede de vasos sanguíneos – os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3 e fibras são particularmente benéficos.
Tão importante como incluir estes alimentos na nossa dieta, é evitar alimentos fritos ou ricos em gorduras saturadas, produtos de pastelaria ou charcutaria.
A par da alimentação não descure o exercício físico. Caminhar diariamente 30 minutos ou praticar um desporto que lhe dê prazer é essencial para a saúde do coração.