5 aliados do coração | Cultura e Lazer

Introduza o seu e-mail

5 aliados do coração

24/11/2021 | Fernanda Cerqueira

Conheça alguns alimentos aliados do coração. FOTO UNSPLASH Conheça alguns alimentos aliados do coração. FOTO UNSPLASH

Com base nas recomendações da Fundação Portuguesa de Cardiologia selecionamos alguns alimentos fundamentais para promover a saúde do coração.

A regra, e que se aplica ao bem-estar do organismo como um todo, é a adoção de uma alimentação equilibrada e diversificada, que prioriza a ingestão diária de lacticínios magros, de peixe e carnes brancas, em detrimento das carnes vermelhas.

É fundamental aumentar o consumo diário de fruta e de legumes, bem como de cereais e leguminosas.

Há alimentos que pela sua composição nutricional podem ser especialmente importantes para o bom funcionamento de determinados órgãos. No caso do coração e sistema cardiovascular – que além do coração inclui uma vasta rede de vasos sanguíneos – os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3 e fibras são particularmente benéficos. 

5 alimentos que são aliados do coração

  • Salmão - o ómega-3 presente no salmão torna este peixe um alimento benéfico para a saúde cardiovascular.
  • Maçã - rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia (níveis de açúcar no sangue), impede a absorção de gorduras e ajuda a combater o mau colesterol.
  • Espinafres - são ricos em flavonoides que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos.
  • Frutos vermelhos - ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem para prevenir o envelhecimento prematuro.
  • Azeite - é uma ‘boa’ gordura, considerada das mais saudáveis e cujos benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente.

Tão importante como incluir estes alimentos na nossa dieta, é evitar alimentos fritos ou ricos em gorduras saturadas, produtos de pastelaria ou charcutaria.

A par da alimentação não descure o exercício físico. Caminhar diariamente 30 minutos ou praticar um desporto que lhe dê prazer é essencial para a saúde do coração.