Saúde e Bem Estar | 6 alimentos para fortalecer o sistema imunitário

Introduza o seu e-mail

6 alimentos para fortalecer o sistema imunitário

19/03/2020 | Fernanda Cerqueira

Às vezes, os melhores medicamentos estão mesmo no prato. FOTO: UNSPLASH Às vezes, os melhores medicamentos estão mesmo no prato. FOTO: UNSPLASH

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais, um reduzido consumo de fontes de gordura, de açúcar e processados são tudo cuidados alimentares que devemos observar no nosso dia a dia para uma vida mais longa e saudável. À parte disso há um conjunto de alimentos, especialmente indicados no reforço do sistema imunológico e nós apresentamo-los aqui.

Laranja, limão e kiwi

Têm vitamina C, um importante antioxidante que regula o processo oxidação das células. O seu consumo retarda o envelhecimento e morte prematura das células, o que permite ao nosso organismo estar mais preparado para a exposição a agentes agressores.

Alho e cebola

O alho e a cebola são ricos em flavonóides que têm características inibitórias dos tumores e aumentam a imunocompetência. São alimentos eficazes no combate a infeções, tanto virais como bacterianas.

Frutos secos

Já aqui falamos dos enormes benefícios das nozes. Amendoins, avelãs, pistácios, pinhão são outros bons exemplos. Ricos em vitamina E, ferro, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, os frutos secos são ricos em omega-3.

Brócolos

Neste tópico admitimos que melhor seria falar em legumes. Cheios de vitaminas e minerais, são os melhores alimentos que podemos encontrar. Contudo, há alguns que são extraordinários, entre os quais, os brócolos. Têm um componente que estimula as defesas anticancerígenas das células, o sulforafano.

Espinafres

É outro daqueles casos que merece destaque. Os Espinafres são uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C, ajudam na produção de novas células e na reparação do ADN.

Iogurte

Contem bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino. O iogurte é ainda rico em vitamina D que ajuda a regular o sistema imunitário. Na hora de escolher preste atenção aos níveis de açúcar, que não deverão ser superiores a 6% por cada 100 gramas.