Introduza o seu e-mail

7 dicas para melhorar a produtividade no trabalho

06/02/2020 | Sofia Alçada

Produtividade vs Sedentarismo por andreas-klassen. Unsplash Produtividade vs Sedentarismo por andreas-klassen. Unsplash

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o sedentarismo é considerado o quarto fator de risco de morte em todo o mundo. Isso acontece por estar associado a doenças como a hipertensão arterial e os diabetes, com impacto na nossa produtividade. Infelizmente, é uma realidade dos nossos dias e portanto há que tomar cuidado.

Há precauções que podemos tomar no nosso dia-a-dia como alongar ao acordar, caminhar 30 minutos, levantar da cadeira de hora em hora e apoiar os pés quando estiver sentado e que poderão fazer toda a diferença no futuro.

Para ajudar a ganhar novos hábitos e consciência dos seus benefícios, aqui vão 7 dicas para usar no seu trabalho, onde quer que esteja:

  1. Faça alguns trabalhos em pé. Benefícios: Melhora a circulação, evitando edemas em membros inferiores.
  2. Andar a pé sempre que possível. Levante-se de hora em hora por exemplo para encher o copo ou a garrafa de água. Benefícios: Importante para melhorar a parte cardiovascular.
  3. Use as escadas. Ao subir e descer os degraus, o cérebro já percebe que está a fazer exercício. Beneficio: Liberta endorfina e minimiza inchaços e dores, mantendo as articulações saudáveis.
  4. Faça pausas. Todas as pessoas necessitam parar por instantes durante dia de trabalho. O ideal seria parar pelo menos dez minutos de duas em duas horas. Beneficio: Descanso do corpo e da mente para melhorar a produtividade futura.
  5. Alongue-se sempre que possível. Beneficio: Evitar as Lesões por Esforços Repetitivos
  6. Cuidado com a postura: Sente-se em cima dos pequenos ossos abaixo dos glúteos, para evitar carga lombar e mantenha os pés sempre bem apoiados no chão, distribuindo o peso em ambos os lados. Apoie cotovelos e punhos sobre a mesa. Alinhe a cabeça e o pescoço, imaginando uma maçã entre o queixo e peito, Benefícios: alivia dores e desconfortos e a tensão da muscular ajudando a manter o alinhamento do corpo.
  7. Corrija os equipamentos: Observe a altura da mesa e das cadeiras e corrija se necessário. Lembre-se que se é onde passa o maior tempo. Garanta que consegue ter uma correta ergonomia.

Vamos aumentar a produtividade? Experimente!

Texto adaptado de Instituto da Longevidade