A pensar em reformar-se? Simule o valor da sua pensão na Segurança Social | Rendimento

Introduza o seu e-mail

A pensar em reformar-se? Simule o valor da sua pensão na Segurança Social

08/09/2021 | Fernanda Cerqueira

Antes de tomar qualquer decisão é importante fazer contas. FOTO UNSPLASH Antes de tomar qualquer decisão é importante fazer contas. FOTO UNSPLASH

Está a pensar em reformar-se? Antes de tomar qualquer decisão é importante fazer contas e perceber com o que pode contar.

Através da ferramenta “Simular pensão”, disponível no serviço Segurança Social Direta, pode obter uma estimativa de qual o valor da sua pensão por velhice ou invalidez. Para aceder ao simulador terá de se registar na Segurança Social Direta ou autenticar-se com o cartão de cidadão ou através da chave móvel digital.

Feito o login deve selecionar o menu “Pensões” e a opção “Simulador de pensões”. Encontrará dois tipos possíveis de simulação: automática e à medida.

A simulação automática está disponível apenas para a pensão por velhice. É calculada com base nos salários que recebeu até ao ano anterior, que constem do sistema geral de Segurança Social, e tendo em conta as projeções dos mesmos para os anos futuros.

Não necessita de introduzir o ano em que cessará funções, pois é calculado automaticamente, de acordo com o seu ano de nascimento e a idade legal previsível para a reforma (em 2021 fixado em 66 anos e 6 meses).

O resultado devolvido é a idade prevista para a reforma e uma estimativa do valor bruto da pensão que receberá. Caso tenha uma carreira contributiva longa é referido se o valor da pensão inclui alguma bonificação.

Importa referir que o simulador permitirá estimar o valor da pensão de velhice ou de invalidez do regime geral da Segurança Social, não estando disponível para quem desconta para a Caixa Geral de Aposentações (função pública) nem para regimes especiais ou para quem tem descontos no estrangeiro.

Para quem desconta para a Caixa Geral de Aposentações a simulação pode ser feita no site da Caixa Geral de Aposentações (CGA), devendo para tal registar-se ou pedir presencialmente nos Espaços Cidadão.

Os resultados obtidos através desta ferramenta são apenas indicativos e não vinculativos, sendo a simulação efetuada de acordo com as regras em vigor à data e os dados existentes no site da Segurança Social. Ainda assim, constituem uma boa ajuda na hora de tomar decisões importantes.

 

Links úteis:

Segurança Social Direta 

Guia de Pensão de Velhice da Segurança Social

Fonte:

Quanto receberá de pensão? Simule na Segurança Social