Introduza o seu e-mail
O médico que se tornou um dos mais importantes escritores portuguseses, celebrou, a 1 de setembro, 80 anos. António Lobo Antunes nasceu em Benfica, em 1942, e onde viveu a infância e a juventude com os pais e os irmãos.
Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em psiquiatria, profissão que exerceu durante vários anos. Contudo, em 1970, o exercicio da atividade foi interrompida porque foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973. Uma experiência que marcou profundamente os seus livros.
Em 1979 publicou os seus primeiros livros, "Memória de Elefante" e "Os Cus de Judas" seguindo-se, em 1980, "Conhecimento do Inferno". Estes primeiros livros transformaram-no imediatamente num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos no âmbito nacional e internacional. O seu trabalho literário tem sido, ao longo dos anos, traduzido em inúmeras línguas e agraciado com os mais variados prémios.
No ano em que assinala 80 anos, anunciou um novo livro, "O Tamanho do Mundo" e a Câmara Municipal de Lisboa apresentou, publicamente, a futura biblioteca municipal de Benfica, a Biblioteca António Lobo Antunes. Ainda em obra, a futura biblioteca nasce da reabilitação de uma antiga unidade têxtil, a Fábrica Simões, uma intervenção que deverá estar concluída até 2024.
Esta biblioteca acolherá cerca de 20 mil obras, manuscritos e outros documentos que constam do espólio do autor. Deste acervo, uma pequena parte estará disponível para empréstimo (cerca de 2700 livros) e o restante será de acesso reservado a académicos e investigadores.
O novo romance "O Tamanho do Mundo" será publicado ainda este ano, em princípio, durante o mês de outubro.