"Befriending": Tempo para conversar | Sociedade

Introduza o seu e-mail

"Befriending": Tempo para conversar

05/02/2021 | Sofia Alçada

Tempo para conversar - novas amizades. Foto: Pexels Tempo para conversar - novas amizades. Foto: Pexels

São cerca de 3.6 milhões as pessoas que vivem sozinhas no Reino Unido. Das quais, 2 milhões com idades acima dos 75 anos, e que referem que se sentem sós, ignoradas ou mesmo invisíveis.

Tempo para conversar e ser amigo (Time to talk befrieding) das pessoas mais idade é uma excelente solução.

Vejamos alguns resultados e testemunhos

“Questionava-me muitas vezes porque é que os mais novos como o Robyn, querem falar com alguém como eu? Só então pude perceber que afinal temos muitas coisas em comum. Esta foi das melhores coisas que me aconteceram ao longo deste ano. Foi realmente uma experiencia bem acima do que conseguirei explicar em palavras” refere Valerie de 86 anos.

“Saber que alguém se preocupa connosco é realmente muitas vezes o que precisamos. Caso contrário, vivemos uma existência muito solitária” refere Jean de 91.

“Invisível… sim, por vezes invisível é o que eu sentia antes. Richard, o meu “befriender” ajudou-me a sentir viva outra vez. Agora, tenho um propósito” Marting de 77 anos.

“A minha vida perdeu sentido. Eu achava que já não conseguia fazer novos amigos com a minha idade. Foi realmente fantástico descobrir o contrário!” Muriel 89 anos

Eu prefiro não ter o que comer do que ficar sem o meu “befriender” - Arthur, 89 anos

 

O que é o Time to talk befriending:

O conceito

Os voluntários – os chamados “Befrienders” – são atribuídos a uma pessoa mais velha com o objetivo de lhe aliviar a solidão e o isolamento social em que se encontram.

São recrutados nas universidades, sendo hoje mais de 150 jovens a serem treinados e colocados neste programa. As competências e a experiencia a que estão sujeitos estes voluntários vão seguramente moldar a forma como irão desempenhar os seus trabalhos no futuro e as relações que vão conseguir estabelecer.  

Os Resultados

Foram até agora conseguidas 520 correspondências entre os voluntários (befrienders) e as pessoas mais velhas.

A média das idades dos participantes foi de 82 anos enquanto do lado dos voluntários foi possível encontrar pessoas entre o intervalo dos 22 a 55 anos.

Em número de horas de contacto, estas ascenderam a 30,000 horas.

Durante a pandemia, este serviço quase duplicou no período dos 4 meses. Os “befrienders” adaptaram-se a crise de saúde pública – com uma senhora a criar cobertores para muitas pessoas da sua comunidade para os manter quentes e confortáveis quando se encontravam no exterior.

Como se tornar um Befrienders? Se vive em Brighton, UK poderá fazê-lo através do site www.tttb.org.uk/volunteers

Para saber mais o impacto criado por este projeto, veja aqui o video:

Fonte: Aging2.0 21 dias, 21historias