Introduza o seu e-mail
A grande vantagem desta estrada é permitir a criação da infraestrutura necessária para “receber” os veículos autoguiados e elétricos, segundo artigo publicado na Supertoast o blogue da Fabernovel.
A Empresa responsável pela construção e gestão da estrada inteligente é a Qilu Transportation, Assim esta auto-estrada chinesa irá fornecer dados, em tempo real, e energia aos veículos, em movimento.
Quais as características da estrada inteligente?
A estrada integra painéis solares, que recarregam as baterias dos veículos por wireless e que têm a capacidade de gerar energia para alimentar todo o sistema de sinalização que controla o tráfego, câmaras de vigilância, iluminação e portagens. Além disso, poderá ser muito útil, vindo a gerar o calor necessário para evitar a presença de neve ou gelo na estrada.
O pavimento é composto também por um vasto conjunto de sensores que fornecem e recebem indicações sobre condições meteorológicas, carga do veículo e fluidez do trânsito. Estes dados podem ser bastante relevantes para ajudar os veículos autoguiados a tomar decisões e tornar as rotas mais eficientes.
Infraestrutura para o futuro da mobilidade
Assim, está a ser criada a infraestrutura necessária para o futuro da mobilidade: os veículos autoguiados vão exigir mudanças deste tipo na infraestrutura existente, uma vez que vão comunicar entre si e com a infraestrutura das cidades.
Mercado chinês de automóveis eletricos
A China é o maior mercado de automóveis elétricos no mundo (estima-se que o número de automóveis elétricos atinja os 150 milhões em 2030 em todo o mundo) e ambiciona que 10% da sua frota de automóveis seja composta por automóveis autoguiados, em 2030.