Saúde e Bem Estar | Benefícios dos frutos secos

Introduza o seu e-mail

Benefícios dos frutos secos

20/12/2018 |

photo by nordwood themes on unsplash photo by nordwood themes on unsplash

O mês de dezembro é a época alta dos frutos secos. Eles rimam com Natal, e ninguém leva a mal até porque são dos poucos alimentos servidos em festas que oferecem muitos benefícios: fazem bem ao coração, dão energia e têm alto valor nutricional. Sejam nozes, amêndoas, pistácios, avelãs, pinhões ou amendoins! 

 

Apesar de nem sempre terem o devido destaque, os frutos secos são alimentos essenciais numa dieta equilibrada e trazem bastantes benefícios quando consumidos moderadamente. Ideais para quem quer envelhecer ativamente! No entanto, convém separar os tipos de frutos secos à venda no mercado: existem os frutos secos oleaginosos (os nossos protagonistas) e os desidratados (como passas e pêssegos secos), que foram processados pela indústria e contém um elevado teor de açúcar ou sal, e que por isso não vão ser nomeados neste artigo.

Falemos então dos frutos secos oleaginosos! Caju, noz, amêndoa, pistáchio, avelã, pinhão, amendoim… eis um grupo de alimentos que pode e deve incluir na sua dieta, em pequenas quantidades. Continue a ler e perceba quais são os benefícios dos frutos secos.

 

Principais benefícios dos frutos secos

 

Melhoram o colesterol- graças à sua gordura insaturada, os frutos secos conseguem reduzir o colesterol mau e aumentar o bom.

 

Fortalecem o sistema imunológico- por serem ricos em zinco e selénio, os frutos secos protegem o organismo e ajudam a envelhecer ativamente.

 

Melhoram o intestino- devido às suas fibras e gorduras boas, estes alimentos deixam o intestino a funcionar em pleno.

 

Previnem a aterosclerose, cancro e outras doenças- por conterem nutrientes antioxidantes como selénio, vitamina E e zinco, previnem muitas doenças.

 

Estimulam a massa muscular– as proteínas e vitaminas do complexo B aumentam a massa muscular. Outros dos benefícios dos frutos secos!

 

Atuam como anti-inflamatório- as gorduras boas dos frutos secos reduzem a inflamação no corpo e ao reduzirem a inflamação, diminuem as dores nas articulações e previnem doenças.

 

Dão mais energia- ricos em calorias, os frutos secos são energizantes. Ideais para se consumirem antes de um treino ou quando se sente o nível de energia mais baixo. Ou simplesmente para se tomarem por quem deseja envelhecer ativamente!

 

Clique aqui e aproveite para ler o nosso artigo “envelhecer ativamente”.

 

Ajudam a emagrecer- as fibras, proteínas e gorduras boas, que saciam rapidamente, ajudam a perder peso, pelo que os frutos secos são o snack ideal para se ter à mão, durante o dia, quando a fome ataca, mas ainda não são horas da próxima refeição.

 

E agora que já conhece os benefícios dos frutos secos, aproveite para conhecer também os alimentos que todas as mulheres devem comer.