Câmara de Faro lança atividades para estimular a memória | Cultura e Lazer

Introduza o seu e-mail

Câmara de Faro lança atividades para estimular a memória

13/04/2021 | Sofia Alçada

Livro de atividades para estimular a memória Foto: Site Sul Informação Livro de atividades para estimular a memória Foto: Site Sul Informação

A Câmara de Faro lança um novo livro de 30 páginas, como forma de acompanhar, estimular e apoiar os seniores do concelho, referindo que:

«Este caderno de atividades possibilita um envolvimento na vida social e cultural (mesmo que à distância) fundamental para um processo de envelhecimento ativo e com qualidade»

 

Atividades de estímulo para um envelhecimento ativo:

Num formato físico de caderno, foi enviado, por correio, aos cerca de 300 idosos do concelho, utentes do Gabinete de Apoio ao Idoso do Município que se destina ao atendimento específico de munícipes idosos e/ou respetivos familiares residentes no concelho de Faro.

Devido à pandemia, o Município de Faro foi forçado a interromper o “Programa Faro Sénior” e as várias atividades presenciais que promovia junto dos mais velhos.

Assim, procuraram formas alternativas de poder acompanhar e de estar mais próximo das necessidades dos seus utentes.

 

Outras formas de apoio a população mais idosa:

Durante o período de confinamento, foram contactados os idosos que tinham tido algum contacto com os serviços em outras ocasiões, e em caso de necessidade, foram encaminhados para apoios como por exemplo alimentar.

Foram ainda instalados equipamentos de teleassistência e atribuídos cartões para permitir a obtenção de medicação de forma gratuita.

Há ainda um acompanhamento semanal, via telefone, para as pessoas que necessitam e se encontram mais sozinhas e foi iniciado o envio de jogos e atividades para casa destes munícipes com o objetivo de se manterem intelectualmente ativos.

Assim, a Câmara de Faro procura cuidar da sua população ajudando a manter um envelhecimento saudável e ativo.

 

Fonte: https://www.sulinformacao.pt/