Sociedade | Caminhemos Juntos e Escuta: dois projetos de apoio a quem precisa

Introduza o seu e-mail

Caminhemos Juntos e Escuta: dois projetos de apoio a quem precisa

14/04/2020 | Sofia Alçada

Caminhemos Juntos - AMARA e Portugal Compassivo Foto: Unsplash Caminhemos Juntos - AMARA e Portugal Compassivo Foto: Unsplash

Com o objetivo de apoiar as pessoas nesta fase de incerteza e de contribuir para um tempo de aprendizagem no sentido de mudar mentalidades e comportamentos para um mundo melhor e mais compassivo, “caminhemos juntos”!

Porque compaixão é ação!

Projeto Caminhemos Juntos:

Este projeto surge num momento em que estamos todos a viver tempos desafiantes de incerteza em relação ao presente e ao futuro. Obrigados, mais do que nunca, a enfrentar o desconhecido e a ter que aceitar que não podemos controlar tudo.

Assim surge a ideia do projeto ‘Caminhemos juntos’, integrado no projeto Portugal Compassivo:

Todos nós, seres humanos, temos qualidades boas e menos boas. Não é raro que em situações de crise aspetos menos bons se sobreponham aos nossos atributos positivos. Infelizmente este mecanismo pode amplificar-se, num círculo vicioso.

Que bom seria, poder usar estes tempos difíceis como uma experiência de aprendizagem para deixar que a “luz” em nós se torne mais forte do que a “escuridão”.

Estamos confinados em casa: os relacionamentos podem tornar-se difíceis; temos medo de perder entes queridos; temos medo de quais serão as consequências desta crise e perguntamo-nos se o mundo se tornará uma selva onde cada um apenas cuida de si.

Quais os objetivos do Projeto Caminhemos Juntos

O objetivo é que esta fase se torne numa oportunidade para que o mundo se transforme num lugar melhor e mais solidário. Assim, pretende-se com o projeto contribuir para isso, “começando por cada um de nós, pelo círculo próximo de relacionamentos e esperar que esta atitude contagie todos e tudo o que está à nossa volta”.

A tão desejada “normalização” poderá ser mais uma “reconstrução”, com a valorização do ser sobre o ter, da solidariedade, da amizade e do convívio em relacionamentos mais autênticos.

“Neste pequeno grupo tem-nos sido útil e reconfortante poder compartilhar as nossas ideias, os nossos sonhos e dificuldades como seres humanos imperfeitos numa atmosfera de aceitação, sem juízo de valores e de apoio mútuo.

É gratificante e inspirador para todos sabermos que não estamos sós. E que podermos partilhar sonhos comuns num processo de crescimento mútuo!” refere uma das responsáveis do projeto. 

Se esta proposta faz sentido para si, junte-se ao projeto Caminhemos Juntos. Será com certeza, muito bem-vindo!

Grupo Facebook: Caminhemos Juntos        

www.caminhemosjuntos.org   

O Projeto ESCUTA

Nestes tempos de pandemia e incerteza, muitas são as pessoas em dificuldades extremas, incluindo em termos emocionais. Pessoas que precisam de quem as escute e as ajude a lidar com o stress, a angústia e o medo.

Assim surge o projeto ESCUTA, pela mão da AMARA, uma IPSS fundada em 2003 que apoia pessoas perante os “Desafios da Vida”. Com uma equipa com mais de 40 voluntários, entre psicólogos e pessoas formadas em Escuta Ativa, estão preparados para ajudar as pessoas a encontrar um sentimento de calma e segurança nesta fase de grande incerteza. 

A quem se destina o Projeto Escuta

Os beneficiários podem ser pessoas de maior idade, pessoas que estejam sós, familiares que estejam afastados dos seus entes queridos, profissionais de saúde, profissionais sob muita pressão, pessoas em luto, entre outras.

Integrado no projeto PORTUGAL COMPASSIVO, não se trata de uma simples linha de apoio. As pessoas são acompanhadas pelo tempo que for necessário, nos termos e horários a determinar entre a pessoa acompanhada e o voluntário (com o mínimo de uma hora por semana). O acompanhamento é feito por telefone, skype ou outro meio online. 

O importante é saber que não está sozinho!             
O lema do projeto Escuta é então:

Porque compaixão, é ação. Estamos aqui para si, para o escutar. Em português, inglês, francês ou espanhol
                                                               

Aqui ficam os contactos: amara@amara.pt ou 962 730 796 / 913 361 008