Campanha de vacinação contra a gripe já arrancou | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

Campanha de vacinação contra a gripe já arrancou

16/10/2021 | Fernanda Cerqueira

Vacinação contra a gripe. Época 2021/2022. FOTO SNS Vacinação contra a gripe. Época 2021/2022. FOTO SNS

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu a Norma n.º 006/2021 de 25 de setembro que regula a campanha de vacinação contra a gripe na época 2021/2022. 

Pelo segundo ano, e ainda no contexto da pandemia de Covid-19, a vacinação contra a gripe arrancou mais cedo, a 27 de setembro. 
Nesta 1ª fase, a vacinação gratuita destina-se a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, profissionais do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e grávidas.

A 2ª fase integrará os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos.
De acordo com a DGS, a vacinação contra a gripe é «fortemente recomendada» para os grupos prioritários, por exemplo, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos, com seis ou mais meses; grávidas; profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. A DGS recomenda também a vacinação das pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

O agendamento e convocatória para vacinação das pessoas abrangidas pela vacinação gratuita são realizados através de vários métodos, nomeadamente: envio de SMS automático, telefonema ou carta. 

A Norma da DGS esclarece ainda que «para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita no SNS, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%».
 

Fonte:  Norma n.º 006/2021 de 25 de setembro