Como melhorar o sistema imunológico | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

Como melhorar o sistema imunológico

12/10/2022 | Sofia Alçada

Como tratar do nosso sistema imunitário. Fonte: Pexels Como tratar do nosso sistema imunitário. Fonte: Pexels

Ter um sistema imunológico saudável pode ajudar a defender seu corpo contra doenças. E há várias maneiras de reforçar as defesas naturais do seu corpo.

Vamos ver aqui algumas dicas:

1. Faça uma dieta saudável e equilibrada

Fazer mudanças na sua dieta é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de impulsionar seu sistema imunológico.

 

Coma alimentos vegetais integrais:

De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, a melhor coisa em que pode se concentrar para melhorar seu sistema imunológico é incorporar mais alimentos vegetais integrais como frutas, legumes, leguminosas, nozes e sementes na sua dieta.

Esses alimentos são ricos em antioxidantes e podem ajudar a diminuir a inflamação do corpo. A inflamação crônica pode suprimir o sistema imunológico e está associada a inúmeras condições de saúde, como doenças cardíacas, Alzheimer e cancro.

Além disso, as frutas e legumes contêm muita vitamina C, o que nos ajuda a superar uma constipação de forma mais rápida, prevenindo as infeções.

Como nossos corpos não produzem vitamina C, temos que obtê-la da nossa dieta. Alimentos como frutas cítricas, kiwis, couve-flor, brócolos e couve-de-bruxelas são ótimas fontes.

Se isso não bastasse a razão para chegar à tigela de frutas, a fibra em alimentos vegetais alimenta as bactérias saudáveis que vivem em seu intestino. Ter um intestino saudável pode melhorar sua imunidade e diminuir sua suscetibilidade à doença.

 Comer gorduras saudáveis suficientes e proteínas

Pesquisas mostram que comer gorduras saudáveis suficientes e proteínas também é importante para um sistema imunológico saudável. Gorduras saudáveis estão associadas a uma diminuição do risco de doenças como doenças cardíacas e diabetes tipo 2, e podem ajudar seu corpo a combater bactérias e vírus prejudiciais. Para isso deve incorporar na sua dieta, alimentos como salmão ou sementes de chia.

A proteína também é importante para a cura e recuperação, por isso deve tentar incluir alimentos como carnes magras, ovos, feijão, ervilhas, nozes e sementes em sua dieta.

Coma alimentos fermentados

Vários estudos mostram que pessoas que comem regularmente alimentos fermentados têm uma resposta imune mais forte. Portanto, alimentos como miso, iogurte, kefir são sempre bons para adicionar à lista de compras.

 

2. Beba muita água

Manter-se hidratado também é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de impulsionar a saúde geral. Embora beber muita água não afasta os germes e vírus, as pesquisas mostram que ajuda a apoiar seu sistema imunológico.

Em nossos sistemas circulatórios, há um fluido chamado linfático, que é predominantemente feito de água e transporta células que combatem as infeções nos nossos corpos. Quando não está suficientemente hidratado, pode levar a um sistema imunológico enfraquecido.

Não beber água suficiente pode causar dores de cabeça e afetar negativamente seu foco, humor e digestão, bem como a função do coração e rins, o que pode aumentar sua suscetibilidade à doença. Tente limitar sua ingestão de sucos de frutas açucaradas, refrigerantes e chás doces, e beba água simples, que é livre de aditivos e açúcares.

Também é aconselhável não esperar até que esteja com sede para beber água. À medida que envelhecemos, a ciência sugere que o desejo inato de beber água diminui. Não sabemos por que isso acontece exatamente. Por isso, ganhe o hábito de beber água regularmente, mesmo que não esteja com sede.

3. Durma bastante

Dormir o suficiente é vital para impulsionar seu sistema imunológico, e a saúde física e mental geral.

Quando dorme, o seu corpo aproveita para se regenerar. Especificamente, produz células imunes essenciais como citocinas (uma proteína que combate inflamação) e células T (um glóbulo branco que controla a resposta imune). A razão pela qual as pessoas tendem a dormir mais quando estão doentes é para permitir ao corpo lutar contra a doença e se reparar.

Vários estudos mostram que se não dormir o suficiente, o seu sistema imunológico pode enfraquecer, colocando-o em maior risco de adoecer. Idealmente, deve tentar dormir pelo menos sete ou oito horas por noite, e praticar bons hábitos de sono.

Bons hábitos de sono incluem limitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e entrar numa rotina onde vai para a cama ao mesmo tempo todas as noites. Também é útil evitar conversas estressantes antes de dormir, e dormir num quarto completamente escuro.

4. Minimizar o estresse

Aprender a controlar o estresse e a ansiedade também pode ser útil para melhorar a saúde imunológica. Embora a maioria de nós reconheça que o estresse não é bom para nossa saúde, muitos de nós não estão cientes do quão prejudicial pode ser para a nossa saúde e bem-estar em geral.

Quando estamos estressados, nosso corpo responde instigando uma resposta ao estresse que inibe o nosso sistema imunológico, aumentando a probabilidade de adoecer ou desenvolver uma infecção.

O estresse a longo prazo pode ser especialmente prejudicial. De facto, pesquisas mostram que o estresse crônico pode levar a níveis elevados do hormônio esteroide, cortisol. Embora o cortisol seja útil a curto prazo, como quando o corpo entra em modo de luta ou de voo, no longo prazo, pode obstruir o sistema imunológico e impedi-lo de proteger seu corpo.

É quase impossível evitar o estresse completamente, mas pode ajudar a tentar identificar sentimentos de estresse quando eles entram em ação, para que possa tomar medidas para o gerir da melhor forma. Existem várias atividades que podem ajudar com isso, como se conectar com entes queridos e praticar a atenção plena.

Aqui ficam alguns exemplos para ir praticando e melhorando o seu sistema imune. No próximo artigo, daremos mais dicas.

Fique atento.

 

Fonte: https://restless.co.uk/health/healthy-body