Introduza o seu e-mail

Como prevenir a Diabetes?

17/07/2018 |

photo by rawpixelcom on unsplash photo by rawpixelcom on unsplash

Temos uma boa notícia para si que tem ou suspeita que possa vir a ter Diabetes: esta doença relacionada com elevados níveis de açúcar no sangue não o impede de viver um envelhecimento ativo, basta consultar um médico, tomar a medicação prescrita e seguir alguns conselhos úteis para prevenir a Diabetes.

 

A Diabetes é uma doença crónica em que o valor da glicose no sangue está elevado, ou seja, é um problema de saúde que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo organismo da sua principal fonte de energia: a glucose.  Esse problema caracteriza-se pelo facto de o doente apresentar um elevado nível de glucose (açúcar) no sangue.

De ressalvar que o nível normal de açúcar no sangue, em jejum, anda à volta dos 80/100 mg/dl. Se o nível for mais alto significa que o pâncreas está a funcionar mal podendo causar Diabetes. A doença não o vai impedir de viver um envelhecimento ativo, mas obriga a cuidados suplementares.

 

Quais os tipos de Diabetes?

Além da Diabetes Gestacional (um problema que ocorre nalgumas grávidas durante o período de gestação, apenas) existem dois tipos de Diabetes:

 

  • Tipo 1 – doença autoimune em que as células do pâncreas que produzem insulina estão destruídas e o doente necessita de terapêutica com injeções de insulina durante toda a vida.
  • Tipo 2 – tipo mais comum em que a doença é causada por fatores genéticos e maus hábitos de vida (nomeadamente consumo exagerado de açúcar e gorduras). Neste caso, o pâncreas consegue trabalhar, mas o organismo não aproveita bem essa insulina. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue começam a subir e surge a Diabetes. Neste Tipo 2, o tratamento é geralmente feito com medicamentos para controlo da glicose.

 

Como prevenir a Diabetes?

Se tem Diabetes ou fatores de risco - embora sem ter sido diagnosticada a doença - deve adotar algumas medidas de prevenção e controlo da Diabetes para uma maior qualidade de vida:

 

  • Conhecer e entender bem a Diabetes.
  • Fazer uma alimentação saudável e equilibrada: evitar as gorduras e optar pelas carnes magras, fruta, vegetais e fibra de modo a prevenir a Diabetes.
  • Praticar exercício físico de forma regular: isso promove um envelhecimento ativo ao mesmo tempo que leva o seu organismo a utilizar a glicose para obter energia, o que ajuda a que os níveis de glicemia não subam.
  • Manter o seu peso ideal: se não exceder o seu peso ideal, reduz os riscos da Diabetes Tipo 2.
  • Controlar periodicamente a Diabetes: monitorizando os níveis de glicemia no sangue.
  • Tomar a medicação prescrita pelo médico, se for o caso, nomeadamente insulina para controlar os níveis de glicemias.
  • Fazer vacinação contra a gripe e doença pneumocócica: vacinas especialmente recomendadas para quem tem diabetes, particularmente se também sofrer de problemas renais ou cardíacos associados.
  • Monitorizar a pressão arterial e colesterol: lembre-se que a pressão arterial normal está entre os 120/80 mmHg e que ​o colesterol total deve ser sempre abaixo de 190 mg/dl.
  • Deixar de fumar, se for o caso, pois é fundamental quer para um envelhecimento ativo quer para prevenir a Diabetes já que fumar aumenta a resistência à insulina, tornando mais difícil o controlo dos níveis de glicemia e a probabilidade de complicações associadas à doença, tais como: doença cardíaca e renal, má circulação, retinopatia e neuropatia periférica.