Conheça a pessoa mais velha do mundo | Cultura e Lazer

Introduza o seu e-mail

Conheça a pessoa mais velha do mundo

12/01/2021 | Sofia Alçada

Tanaka Kane - a pessoa com maior idade do mundo. Foto: Video Youtube Tanaka Kane - a pessoa com maior idade do mundo. Foto: Video Youtube

Nascida em 1903, a pessoa mais velha do mundo completou 118 anos no dia 02 de Janeiro. Nascida prematuramente, Tanaka Kane foi a sétima de oito irmaos.

Tanaka viveu uma vida perfeitamente normal. Casou aos 19 anos com Hideo Kane, que só conheceu no dia do casamento. Teve quatro filhos e adotou um quinto. Durante a 2ª Guerra Mundial, Tanaka esteve ligada ao negócio de família relacionado com o arroz (bolos de arroz). Nesse período, viu o seu marido e os seus filhos combaterem na guerra. Foi testemunha do tremendo desenvolvimento do país, no passado século assim como de uma série de acontecimentos que muitos de nós só conhecemos através dos livros de história.

Tanaka Kane vive atualmente num lar em Fukuoka, no Japão, continuando de perfeita saúde e a passar o tempo a aprender e a jogar o jogo de tabuleiro, no qual é especialista chamado Reversi (também conhecido como Othello).

A japonesa celebrou mais um ano de vida em Janeiro deste ano. De acordo com o portal The Japan Times, Tanaka não pôde celebrar com a habitual festa ou com a visita dos familiares pela necessidade de isolamento social, também em vigor no Japão. Apesar disso, recebeu presentes e guloseimas, dos restantes habitantes do lar.

Segundo a publicação, a própria Tanaka afirma que o segredo da longevidade é "comer comidas deliciosas e estudar". Levanta-se as 6 horas da manhã e de tarde estuda várias matérias como por exemplo, matemática

Aos 118 anos, a japonesa faz três refeições ao dia, pratica exercícios e como já referido, é especialista em Reversi, derrotando grande parte do staff do lar onde reside.

Quando questionada sobre o momento de maior felicidade da sua vida, Tanaka respondeu seu hesitar: O momento atual!

Veja aqui o video que inclui um resumo da história de Tanaka Kane e a cerimónia da entrada para o Guiness, livro dos Recordes em 2019. https://www.youtube.com/watch?v=QZ4K_aBZGQk