Conheça os tipos de espaços do Cohousing | Habitação

Introduza o seu e-mail

Conheça os tipos de espaços do Cohousing

04/01/2021 | Susana Marvão

Cohousing e os vários espaços possíveis. Foto: Pexel de Olga Kubroseva Cohousing e os vários espaços possíveis. Foto: Pexel de Olga Kubroseva

Originário da Dinamarca, o cohousing foi criado na década de 1970, tem como obejtivo valorizar o contato com os amigos, com a comunidade, sendo cada vez mais uma alternativa ao modelo tradicional de habitação. 

Em termos práticos, os moradores têm casas ou espaços individuais, mas dispõem de áreas comuns, considerados complementos das suas zonas privadas.

Se não leu o nosso artigo sore cohousing, veja aqui

Assim podemos ter os seguintes formatos de Cohousing:

Arquitetura que une

A disposição das casas é planeada para fomentar a proximidade entre os seus habitantes. Podem ser construídas cerca de 20 a 40 residências, com áreas comuns de jardins e áreas de lazer entre elas.

Casa própria

Cada família vive com privacidade em sua própria casa, mas convive com toda a comunidade, partilhando por exemplo as horas de refeições, ou o espaço de lazer.

Vida comunitária 

Existem áreas comuns onde se partilha por exemplo uma cozinha, uma sala de jantar, uma lavandaria, uma biblioteca, um ginásio, podendo ainda haver uma zona de oficina de artes e também espaço de lazer.

Divisão de trabalho 

Os moradores dividem tarefas, como o cuidado com hortas e jardins. Na oficina coletiva, podem ficar os equipamentos de apoio as atividades.

Respeito ao meio ambiente

Os moradores utilizam transportes alternativos. Os espaços ao ar livre são pensados para os pedestres. O estacionamento fica em uma área periférica.

Colaboração

É comum os carros e as bicicletas serem compartilhados e os pais fazerem uma escala para levar e buscar as crianças na escola. As decisões sobre a comunidade são tomadas por todos, sem hierarquia. ”

Parte final do artigo adaptado de: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/conteudo_418857.shtml 

Cada uma destes sistemas de Cohousing tem regras próprias e existem hoje em dia variadas formas e formatos espalhados por todo o mundo.

Regra básica para o bom funcionamento do cohousing 

Uma regra base para que tudo corra bem é que os futuros residentes devem participar no planeamento do espaço e na sua manutenção. 

As decisões de interesse da comunidade devem ser tomadas entre todos os moradores, devendo imperar o consenso.

O que é certo, é que este sistema de habitação poderá ser um dos motivos que faz as pessoas viverem mais e mais felizes.

Ora veja este TedTalk que lhe explica um pouco mais o porque: https://www.youtube.com/watch?v=mguvTfAw4wk -

How cohousing can make us happier (and live longer) | de Grace Kim