Inovação | Conhece o movimento tech4COVID19?

Introduza o seu e-mail

Conhece o movimento tech4COVID19?

31/03/2020 | Sofia Alçada

Foto: Unsplash Foto: Unsplash

Algumas das iniciativas deste movimento tech4COVID19 passam por juntar os serviços de Startups que passaram a oferecer um serviço de consultas gratuitas online para ajudar o SNS e evitar o seu congestionamento. É o caso das startups Better Now, Knok Healthcare e Zaask. Estas startups têm soluções para vídeo consultas médicas grátis, aproximando profissionais de saúde, de pacientes através das suas plataformas.

O objetivo é claro: Diminuir a pressão no Sistema Nacional de Saúde (SNS) e evitar deslocações desnecessários da população.

Ao operar trabalhar com médicos voluntários, as startups pretendem reduzir a pressão que, na sequência do novo coronavírus (COVID-19), que tem alterado o nível de resposta e eficácia do Sistema Nacional de Saúde (SNS). E para além disso, pretendem apoiar os pacientes evitando que estes se desloquem às unidades de saúde, como consequência das restrições de contacto e do nível de alerta dos profissionais de saúde para o apoio a casos suspeitos de coronavírus.

As soluções de telemedicina ao nosso alcance são as seguintes:

  • BetterNow

Esta app junta pacientes e médicos voluntários em consultas via videochamada. O serviço gratuito, ajuda no despiste de eventuais pacientes infetados por COVID-19. A BetterNow pretende ainda reforçar a sua rede de médicos voluntários, convidando os interessados a juntarem-se à plataforma. O serviço está disponível em: https://betternow.pt/

  • Knok Healthcare

Esta aplicação conta com mais de 190 médicos voluntários,  e possibilita o acesso a consultas médicas por videochamada. Para isso, é necessário fazer download da aplicação Knok, disponível na App Store e Google Play Store, e registar uma nova conta. Os responsáveis do projeto desafiam mais médicos voluntários a juntarem-se através do email voluntarios@knokcare.com.

  • Zaask/Visor

A plataforma, com o apoio da startup Visor.ai, irá permitir aos pacientes uma primeira triagem de COVID-19.  Assim, disponibilizam um chatbot, que permite fazer um primeiro despiste como a da Linha 24. Caso indique a infeção por COVID-19, o paciente será encaminhado para a plataforma da Zaask, que conta com médicos voluntários preparados para a realização de videoconsultas.

O que é a tech4COVID19?

Tech4COVID19 é um movimento criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa que pretende criar soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio do COVID-19.

O tech4COVID19 tem em curso cerca de vinte projetos de combate ao vírus. São por exemplo projetos para melhorar o rastreamento de redes de contágio, facilitar vídeo consultas entre médicos e doentes; criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros ou a pessoas que necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia; criar um chatbot para se tirarem dúvidas dos apoios que existem do estado às empresas e às pessoas singulares; compra de material hospitalar e angariação de fundos para compra desse material; disseminar informação, recrutamento e coordenação de profissionais de saúde ou a criação de um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico.

Aqui ficam os contactos caso queira saber mais, acompanhar ou entrar em contacto:

Para seguir o Movimento tech4COVID19
Website: tech4covid19.org
Facebook: @tech4covid19
Instagram: @tech4covid19
Twitter: @tech4covid19
LinkedIn: @movimento-tech4covid19

Para seguir o projeto Better Now
Website: www.betternow.pt
LinkedIn:www.linkedin.com/company/betternow-lda/

Para seguir o projeto Knok
Website: www.knokcare.com
Facebook: www.facebook.com/knok.healthcare
LinkedIn: www.linkedin.com/company/knok-healthcare/
Instagram: www.instagram.com/knok_healthcare/

Para seguir o projeto Zaask
Website: www.zaask.pt/coronavirus
Facebook: www.facebook.com/Zaask/
LinkedIn: www.linkedin.com/company/zaask/
Instagram: www.instagram.com/zaask/

Fonte: Press Release tech4COVID19