Saúde e Bem Estar | Covid-19. Como fazer uma máscara de proteção em casa

Introduza o seu e-mail

Covid-19. Como fazer uma máscara de proteção em casa

15/04/2020 | Fernanda Cerqueira

É hora de pôr mãos à obra e fazer a sua máscara de proteção. FOTO UNSPLASH É hora de pôr mãos à obra e fazer a sua máscara de proteção. FOTO UNSPLASH

O uso de máscaras na comunidade foi reconhecido pela Direção-Geral de Saúde como uma medida de proteção adicional, sobretudo em locais fechados tais como supermercados, transportes públicos ou, mesmo, locais de trabalho. Em causa estão as ditas máscaras comunitárias ou sociais, ou seja, máscaras diferentes das cirúrgicas que devem continuar a ser usadas prioritariamente pelos doentes, pelas pessoas especialmente vulneráveis e pelos profissionais de saúde.

Assim sendo é hora de pôr mãos à obra e fazer a sua máscara de proteção. Não são precisos especiais dotes para a costura e também não é dispendioso. Tome nota, apenas vai precisar de um bocadinho de tecido (recomendamos que seja algodão), elástico, agulha, linha, uma tesoura e uma régua.

Com base nas instruções do Centro para o Controlo de Doenças dos EUA, o ECO preparou um guia simples que ajuda a fazer uma máscara em casa e que nós partilhamos consigo.

Passo 1

Corte dois retângulos iguais de tecido com 25 por 15 centímetros e sobreponha-os.

Passo 2

Ao longo do comprimento do retângulo, dobre uma aba de 0,6 centímetros e cosa-a.

Passo 3

Ao longo da largura, dobre uma aba de 1,2 centímetros e cosa também, mas faça-o o mais junto ao interior da máscara possível, de forma a deixar um espaço por onde serão introduzidos os elásticos (como se formasse um tubo).

Passo 4

Introduza dois elásticos de 15 centímetros de comprimento em cada lado da máscara e dê um nó na ponta, de forma a permitir fixar a máscara à parte de trás das orelhas.

Passo 5

Puxe o elástico até que os nós fiquem escondidos por dentro das abas que coseu nos dois lados da máscara. Cosa-os nas extremidades da máscara.

Nunca é demais relembrar todas as regras para uma correta utilização da máscara de proteção. 

 

 

Lembre-se de que o uso de máscara não deve em nenhuma circunstância motivar comportamentos negligentes em relação às medidas fundamentais de combate à propagação da pandemia Covid-19. O distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higiene das mãos continuam a ser os nossos melhores aliados nesta luta.