COVID-19. Vacinação em Portugal a partir de janeiro | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

COVID-19. Vacinação em Portugal a partir de janeiro

10/12/2020 | Fernanda Cerqueira

Conheça o plano de vacinação nacional contra a COVID-19. FOTO UNSPLASH Conheça o plano de vacinação nacional contra a COVID-19. FOTO UNSPLASH

Foi apresentado o plano nacional de vacinação contra a COVID-19, um passo em frente nesta jornada e um dos mais importantes e aguardados por todos.

A Comissão Europeia encontra-se, neste momento, a contratualizar vacinas em nome de todos os Estados Membros através da celebração de contratos de aquisição prévia. Até à data, a Comissão Europeia chegou a acordo com as farmacêuticas AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica NV, BioNTech-Pfizer, CureVac, Moderna para a aquisição de vacinas contra a COVID-19, uma vez comprovada a sua segurança e a eficácia.

Portugal irá receber cerca de 22,8 milhões de doses de vacinas produzidas por estas empresas e que permitirão a vacinação da totalidade da população residente em Portugal até ao final do ano de 2021.

A vacina será de acesso universal, ou seja, destina-se a qualquer pessoa, desde que a vacina esteja clinicamente indicada para essa pessoa. E gratuita, isto é, a vacina não terá custos para a pessoa vacinada.

Quanto à sua disponibilização à população, ela será administrada de forma faseada, em três fases, permitindo não só assegurar o acesso à vacina o mais rapidamente possível aos grupos prioritários, mas também gerir as quantidades que chegam a Portugal e as necessidades mais prementes.

Assim, os grupos prioritários para a vacinação contra a COVID-19 com as primeiras tranches de vacinas são:

Primeira Fase – de janeiro e até fevereiro

Segunda Fase – de março a abril ou de junho a julho (consoante decorra a primeira fase)

Terceira Fase

Onde será realizada a vacinação?

A vacina será administrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS) através de pontos de vacinação, expansíveis num momento posterior à primeira fase.

Conheça AQUI o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19.

Tem sido notícia que a Agência Europeia do Medicamento poderá aprovar a primeira vacina contra a COVID-19 nos próximos dias. Assim, são muitas as publicações que falam numa antecipação do arranque da vacinação em Portugal, admitindo que poderá começar ainda antes do final do ano. 

(Notícia actualizada a 15 de Dezembro de 2020, após as declarações do subdirector da Direcção-Geral da Saúde (DGS), Rui Portugal, na habitual conferência de imprensa deste organismo.)