Saúde e Bem Estar | Cuidados de saúde: Para além do Covid-19

Introduza o seu e-mail

Cuidados de saúde: Para além do Covid-19

07/04/2020 | Sofia Alçada

Cuidados de saúde para além do Covid-19 Foto: Unsplash Cuidados de saúde para além do Covid-19 Foto: Unsplash

Sabemos da importância de estarmos confinados nas nossas casas, nesta fase de quarentena. Sabemos o quanto é importante para nos protegermos e protegermos os outros. Mas é bom lembrar que a vida não para e infelizmente as outras doenças e sintomas também não. Tudo se mantem, acrescentando o desafio do um vírus que nos faz parar e focar a nossa atenção maioritariamente numa única doença. Mas não pode ser.

Do que temos conhecimento, as idas aos hospitais e as urgências tem reduzido drasticamente. O que poderá indicar que muitas pessoas com problemas de saúde não estão a procurar o tratamento adequado, evitando a ida aos hospitais ou as urgências com medo de contrair o coronavírus.

Se é esse o seu caso, não o faça. É importante não adiar o que precisa ser tratado e que não pode ser adiado.

Regras nos hospitais e centros de saúde para protecção dos utentes

Estão já a ser aplicadas nos serviços hospitalares públicos e privados, uma série de protocolos de segurança e circuitos de circulação para que os utentes possam ser tratados devidamente, sem correr riscos acrescidos. Há ainda a hipótese criada por alguns hospitais, de ter consultas remotamente, através de teleconsulta, nas situações em que é adequado e aplicável. 

Portanto, não deixe de falar com o seu médico de família, especialista ou centro de saúde. Se tem uma doença, sintoma ou algum exame que não pode ser adiado, não deixe de o fazer.

Os tratamentos não se podem adiar

Como os partos não se podem adiar; também os enfartes ou AVCs não podem esperar sem ser tratados e sem terem apoio imediato. As doenças crónicas necessitam de constante monitorização e acompanhamento. Os tratamentos de qualquer doença não devem ser interrompidos em caso algum.

Temos que continuar a fazer os exames importantes e vitais para que a nossa vida possa continuar saudável durante e depois deste confinamento. Não podemos achar que tudo agora, tem a ver unicamente com o Covid-19 e que só existe essa doença, por maior que seja esse desafio e a preocupação inerente a esta.

O que é urgente, continua a ser urgentes. E a nossa saúde, é demasiado importante. Estarmos bem e saudáveis com um bom equilíbrio é fundamental. E portanto, deve ter a devida atenção com a sua saúde, que tem que ser vigiada e garantir que é tratada com o devido cuidado e atenção.

Queremos que viva muito e de forma saudável. Por isso, cuide de si!