De professora a influencer… a vida de Laura Braz é uma inspiração | Dar vida aos anos

Introduza o seu e-mail

De professora a influencer… a vida de Laura Braz é uma inspiração

30/09/2022 | Fernanda Cerqueira

Laura Braz descreve-se como uma influencer sénior. FOTO: www.nit.pt Laura Braz descreve-se como uma influencer sénior. FOTO: www.nit.pt

Laura Braz, de 75 anos, é dona de um sorriso e energia contagiantes, que reúnem muitos seguidores nas redes sociais. As suas publicações conquistam milhares de pessoas pela forma genuína como mostra "que um idoso faz muita coisa" e que tem muito para oferecer.

Em entrevista à Nit, Laura Braz explica que "tem de se acabar com a ditadura da juventude, porque as rugas podem marcar presença numa sessão fotográfica". "Posso ajudar pessoas da minha idade. E também os jovens para que tenham uma ideia do que é ser idoso. Posso quebrar o estigma que considera que uma mulher mais velha já não pode fazer certas coisas."

Em criança sonhava ser modelo e pisar a passarela, em ser atriz e subir ao palco… "Por volta dos 13 anos, lembro-me do meu pai se zangar comigo porque tinha a mania de andar com livros na cabeça, para andar muito direitinha", conta. E, se atualmente já cumpriu ambos os desejos — desfilar e fazer teatro —, o caminho para concretizar estes sonhos só surgiu muito mais tarde.

Dentro da sala de aula, Laura Braz diz que se sentia sempre a fazer teatro. Incapaz de estar sentada, contava com a sua empolgação, gestos e expressividade para conquistar atenção dos alunos.  Usava canções para ensinar poesia e chegou a promover um projeto de teatro na escola onde dava aulas. 

"Apenas nos últimos anos da minha carreira como professora é que me envolvi em algumas peças. Foi através de uma escritora [Luísa Monteiro] que achou que, como eu fazia muitas leituras com os alunos, tinha uma veia para o teatro. Convidaram-me para ser a personagem principal e foi um grande êxito".

E se hoje estamos perante uma influencer, a presença nas plataformas digitais fez-se de forma tardia e tímida. Laura Braz só começou a explorar as redes sociais depois de se dedicar ao ensino. A desorientação com computadores era tal que até se "assustava a clicar nas teclas". Foi a filha que a incentivou a aderir ao Facebook. "Ela criou a minha página, pôs a fotografia e eu comecei a meter algumas imagens com dificuldade. Ficava aflita, ligava-lhe em pânico porque metia a fotografia errada".

Do Facebook passou para o Instagram, onde o número de seguidores crescia diariamente. "Nem olhava para os seguidores e, um dia, alguém reparou que eu passei de 700 para milhares. Foi aí que me despertou a atenção para esse público que alcancei", revela. A sua popularidade catapultou ainda mais com a presença no reality show da TVI "All Together Now", em 2021, onde foi um dos 100 jurados convidados.

Aos 70 anos, ainda conseguiu estrear-se como modelo, desejo que acalentava desde criança. "Conheci um rapaz chamado José Afonso Brás, que costumava fazer desfiles e que faz moda na Figueira da Foz. Convidou-me e eu gostei imenso de desfilar". Ao longo dos anos, voltou a repetir a proeza, com várias lojas de noivas a convidá-la para ser modelo.

Apesar do conteúdo de Laura não se focar em moda, o seu estilo também sobressai. Gosta de roupas alegres e vistosas, mas simples. Não está preocupada em comprar em lojas de luxo, porém, não resiste a um bom achado. "Quero sentir-me nova a vestir sem ser ridícula. Não quero vestir-me de acordo com a idade, mas de acordo com a minha forma de ser" explica, reforçando que aplica esta atitude no mundo da beleza. Usa o seu creme duas vezes ao dia, faz a limpeza habitual e não descarta a vitamina C no rosto, própria para peles envelhecidas. A maquilhagem não costuma fazer parte do seu dia a dia.

A par disto, nunca pintou os seus cabelos brancos que começaram a surgir por volta dos 14 anos. Era tão jovem que a mãe chegou a levá-la ao médico, preocupada. Com 23 anos, já a dar aulas, os alunos apelidavam a professora de "madame dos cabelos brancos". Nunca lhe passou pela cabeça pintá-los e mantém-nos brancos, brilhantes e bonitos há seis décadas. "É preciso conservá-los branquinhos. Tenho o cuidado de usar um champô próprio e azulado, que tira todo o amarelo dos cabelos. É muito sensível ao sol, água salgada, aos produtos que metemos na cabeça e até ao próprio secador". Sobre a afirmação dos cabelos brancos, não deixe de ler o artigo "A revolução dos cabelos brancos" e, ainda, o artigo "O poder do cabelo grisalho #keepthegrey". 

No seu papel de influencer, Laura Braz conta que "a ideia que eu quero passar é que [as pessoas] não se deixem envolver pela idade. Há que dar alegria aos nossos dias com cores, saídas e passeios". "[Adoro] andar a pé e andar de carro sozinha e não preciso de ninguém. Tenho que dar intensidade à minha vida".

Fonte: "A antiga professora de Português que se tornou influencer, modelo e atriz aos 70 anos", www.nit.pt