Demência: Intervenção na comunidade | Sociedade

Introduza o seu e-mail

Demência: Intervenção na comunidade

20/09/2021 | Sofia Alçada

Conferência Demência: Intervenção na comunidade Foto: Site F. Gulbenkian Conferência Demência: Intervenção na comunidade Foto: Site F. Gulbenkian

Demência | Intervenção na comunidade: lições aprendidas e propostas para o futuro

21 setembro, 16h30, Auditório 2, Fundação Calouste Gulbenkian

Programa aqui

Projeto: Cuidar Melhor

Em foco, estará o projeto Cuidar Melhor, criado em 2011 pela Associação Alzheimer Portugal, a Fundação Montepio e a Fundação Calouste Gulbenkian, ao qual se associaram o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e os municípios de Cascais, Oeiras e Sintra.

Num país onde se estima existirem cerca de 200.000 pessoas com demência a necessitar de cuidados, este projeto tornou-se uma referência em Portugal.

Um balanço da iniciativa

Durante o encontro, a realizar no dia 21 de setembro, será feito um balanço desta iniciativa, responsável pela implementação de uma rede de apoio cada vez mais alargada, envolvendo cuidadores, familiares e profissionais e cujas filosofia e metodologia tiveram repercussão no desenho de novas políticas públicas, com a equipa representada no Grupo de Trabalho do Plano Nacional da Saúde para a Demência.

Recorde-se que o projeto Cuidar Melhor se iniciou com a criação de gabinetes técnicos de acompanhamento em Cascais, Oeiras e Sintra para apoio psicológico, jurídico e encaminhamento de casos para os serviços especializados. Ao longo dos anos, estes gabinetes passaram a ser suportados pelas autarquias e a oferecer serviços clínicos a custos sociais, e novos Gabinetes surgiram noutros pontos do país.

Projeto: Café Memória

Outro projeto lançado neste âmbito, o Café Memória, com o apoio da Sonae Sierra, criou espaços de encontro e de partilha de experiências dos vários agentes envolvidos:

  • pessoas com demência
  • cuidadores,

existindo atualmente cerca de 20 grupos que se encontram regularmente, em diversas regiões do país, por iniciativa das autarquias e de outras organizações locais.

Após uma experiência de itinerância que levou os Cafés Memória a meia centena de localidades isoladas do país, o projeto foi adaptado a um formato digital durante a pandemia.

 

Lições aprendidas e propostas para o futuro

O encontro vai reunir vários responsáveis destes projetos, que darão testemunho da experiência acumulada ao longo do tempo.

Além de Rosário Zincke dos Reis, Catarina Alvarez e Isabel Sousa, da Alzheimer Portugal, estarão presentes representantes das várias entidades envolvidas, que participam numa mesa-redonda, onde se falará sobre os impactos, mas também de novas intervenções em preparação, para dar corpo ao Plano Regional para a Demência.

Entrada livre sujeita aos lugares disponíveis

streaming: Gulbenkian.pt