Introduza o seu e-mail
Se por um lado vamos poupar dinheiro com o fim de atividades como passeios e compromissos sociais, por outro vamos ter contas de eletricidade, àgua e gás mais altas.
Por norma, poupamos mais eletricidade quando passamos mais tempo fora de casa. No entanto, isto pode ser em vão, se não levarmos em conta que é importante ter precauções e medidas necessárias para controlar o consumo estando em casa. Muitas vezes o dinheiro que poupamos num lado, vamos gastá-lo noutro: atividades sociais e lazer. Com a quarentena imposta na maioria dos países, apenas saimos de casa para nos deslocarmos ao supermecado, sendo aqui para onde canalizamos a maior parte do nosso orçamento.
Não há dúvidas que a eletricidade é dos gastos mais importantes do nosso lar, e sem isso é impossível viver, pois facilita o nosso dia a dia e oferece mais conforto. A chave para que possa poupar, e evitar que a conta da luz seja um pesadelo, é saber moderar o consumo de energia.
Definir um orçamento pode ser importante, pois anotar os gastos que temos permite-lhe uma melhor organização. É muito útil que se analise as faturas de outros meses, para que possa comparar os diferentes consumos nos diferentes alturas do ano, e poder ter alguma margem para um possível gasto adicional.
Pode ser mais difícil durante a quarentena, mas é possível poupar no aquecimento, eletricidade e água:
Verificar as instalações de eletricidade, gás e água, é importante para sua própria segurança e mesmo para evitar contas muito elevadas devido às fugas.
Compre eletrodomésticos mais modernos, pois os mais antigos por geralmente apresentam consumos mais elevados. Tenha em conta as etiquetas energéticas.