Habitação | Dicas para baixar a fatura da luz neste confinamento

Introduza o seu e-mail

Dicas para baixar a fatura da luz neste confinamento

17/05/2020 |

Dicas de como poupar na eletricidade - Foto: Unsplash Dicas de como poupar na eletricidade - Foto: Unsplash

Se por um lado vamos poupar dinheiro com o fim de atividades como passeios e compromissos sociais, por outro vamos ter contas de eletricidade, àgua e gás mais altas.

Por norma, poupamos mais eletricidade quando passamos mais tempo fora de casa. No entanto, isto pode ser em vão, se não levarmos em conta que é importante ter precauções e medidas necessárias para controlar o consumo estando em casa. Muitas vezes o dinheiro que poupamos num lado, vamos gastá-lo noutro: atividades sociais e lazer. Com a quarentena imposta na maioria dos países, apenas saimos de casa para nos deslocarmos ao supermecado, sendo aqui para onde canalizamos a maior parte do nosso orçamento.

Não há dúvidas que a eletricidade é dos gastos mais importantes do nosso lar, e sem isso é impossível viver, pois facilita o nosso dia a dia e oferece mais conforto. A chave para que possa poupar, e evitar que a conta da luz seja um pesadelo, é saber moderar o consumo de energia.

Deixamos algumas dicas para controlar o consumo de energia:

  1. Definir o seu orçamento

Definir um orçamento pode ser importante, pois anotar os gastos que temos permite-lhe uma melhor organização. É muito útil que se analise as faturas de outros meses, para que possa comparar os diferentes consumos nos diferentes alturas do ano, e poder ter alguma margem para um possível gasto adicional.

  1. Controlar o seu consumo

Pode ser mais difícil durante a quarentena, mas é possível poupar no aquecimento, eletricidade e água:

  • Utilize sempre máquina de lavar quando conseguir usar a sua capacidade máxima.
  • Controle a temperatura dos seus eletrodomésticos para evitar gastos desnecessários.
  • Evite o “stand by”. Parece algo inofensivo, mas terá consequências. Retire da ficha elétrica todos os aparelhos que não usar.
  • O tempo ainda não estabilizou e por isso pode fazer um pouco de frio. É importante que faça um uso moderado de aquecimento.
  • Evite demorar muito tempo nos duches: poupe luz e àgua.
  • Aproveite ao máximo a luz natural, principalmente a partir da hora de almoço, quando a iluminação solar é maior.
  • Comunique todos os meses a sua leitura da eletricidade, através da EDP leituras, para que não pague mais do que aquilo que realmente consumiu. Se fizer o registo dessa leitura automáticamente, tenha em conta que deve marcar o código CPE (código ponto de entrega) que está na fatura da luz.

 

  1. Averigue sempre e bem suas instalações

Verificar as instalações de eletricidade, gás e água, é importante para sua própria segurança e mesmo para evitar contas muito elevadas devido às fugas.

Compre  eletrodomésticos mais modernos, pois os  mais antigos por geralmente apresentam consumos mais elevados. Tenha em conta as etiquetas energéticas.