Habitação | Dicas para poupar na eletricidade e na água durante a quarentena

Introduza o seu e-mail

Dicas para poupar na eletricidade e na água durante a quarentena

18/04/2020 | Fernanda Cerqueira

Como poupar nas faturas da eletricidade e da água? FOTO UNSPLASH Como poupar nas faturas da eletricidade e da água? FOTO UNSPLASH

Por esta altura já todos andamos a fazer contas à vida e a tentar antecipar qual será o impacto nas faturas da eletricidade e da água estarmos todos, dos mais pequenos aos mais crescidos, em casa há mais de um mês.

Pois bem, para ajudá-lo a minimizar o impacto desta nova realidade, partilhamos consigo algumas das medidas sugeridas pela Deco. São medidas simples e que devemos manter presentes no nosso dia-a-dia mesmo após a quarentena. Hoje ajudar-nos-ão, sobretudo, a conter o aumento da despesa com a eletricidade e a água e no futuro ajudar-nos-ão a reduzir essas mesmas despesas, a poupar mais energia, mais recursos e a proteger o ambiente.

 

Como poupar na fatura da eletricidade?

 

  • Evite usar aparelhos desnecessariamente

Faça uma gestão cuidadosa dos aparelhos que estão em funcionamento e evite usar aqueles que podem ser menos necessários.

Já sabemos, mas nunca é demais relembrar - acenda apenas as luzes que são precisas e ao sair da divisão, apague-as. Esta regra é quase sempre cumprida em todas as casas, a diferença pode estar em ensiná-la também às crianças. Se os mais pequenos tiverem esse cuidado, esse comportamento terá um real impacto na fatura da eletricidade.

E porque estes são dias de teletrabalho, importa recordar que se pode trabalhar com luz natural prefira-a em detrimento da eletricidade. Abra os estores e deixe o sol entrar. Outra dica importante no que diz respeito à gestão dos aparelhos elétricos é o uso de extensões com interruptor para evitar consumos em stand-by.

Mas há mais, por exemplo, se tem a possibilidade de colocar a roupa num estendal a secar ao sol, não use a máquina de secar roupa. E confirme se a temperatura do seu frigorífico e arca congeladora está ajustada (no frigorífico, deve rondar os 5 a 8.º C e, no congelador, -17 a -20.º C).

  • Reduza os picos de consumo

Evite ligar, em simultâneo, eletrodomésticos com consumos elevados: cafeteiras elétricas, fornos, máquinas da roupa e da loiça e aspiradores.

  • Use as máquinas com a carga completa

É válido para a máquina da roupa e da loiça. Quando for ligar uma ou outra, use-as com a carga completa. Deixe acumular e ligue apenas quando estiverem cheias, vai poupar eletricidade e a água.

  • Procure o melhor tarifário

Através da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) pode conferir e comparar todas as ofertas para energia e gás natural para sua casa. As simulações são personalizadas pelo que poderá chegar à melhor oferta que responda às suas necessidades.

 

Tempos excecionais pedem medidas excecionais…

Se em casa tivermos alguém infetado com Covid-19 há algumas recomendações especiais. Por exemplo, a roupa de cama, toalhas, roupa interior e pijamas devem ser lavados a temperaturas altas, desde que o tecido o permita. Na lavagem da loiça prefira também os programas de lavagem com temperaturas mais altas.

 

Como poupar na fatura da água?

 

  • Não desperdice água, feche as torneiras sempre

Não deixar a torneira com a água a correr enquanto escova os dentes ou enquanto ensaboa as mãos. Simples ações que lhe permitem poupar muito litros de água ao final do mês, sobretudo se multiplicar esses litros pelo resto da família.  

  • Prefira sempre o duche e evite banhos de imersão

Poupe água nos banhos, encurtando o tempo do duche e, se possível, recorrendo a um chuveiro eficiente. 

  • Conheça o seu consumo de água  

A Quercus disponibiliza um simulador online que permite saber mais sobre o seu consumo de água em casa. É importante conhecermos os nossos hábitos e percebermos o que podemos melhorar.

 

Fonte: Deco 'Como poupar eletricidade em quarentena'