Cultura e Lazer | Dizem por aí que este é o segredo para a felicidade…

Introduza o seu e-mail

Dizem por aí que este é o segredo para a felicidade…

20/07/2020 | Fernanda Cerqueira

Uma atitude mais relaxada, mais amável e compreensiva, focada no presente. FOTO UNSPLASH Uma atitude mais relaxada, mais amável e compreensiva, focada no presente. FOTO UNSPLASH

Sabe aquela maravilhosa sensação ao beber uma chávena de chá num dia de chuva ou quando vê a cara dos mais pequenos na hora de tirar o bolo do forno… é a mesma que sente quando todos se reúnem à mesa para partilhar histórias e um belo jantar ou quando toma o seu café pela manhã. Como é que chamamos a esta sensação? Aconchego, conforto, familiaridade, felicidade? Os dinamarqueses chamam-lhe hygge (pronuncia-se huga) e, tal como a palavra portuguesa ‘saudade’, não tem tradução, contudo já chegou a todo o mundo.

O hygge é um conceito que resume uma forma de estar connosco e com os outros. É ter consciência de estar a viver um bom momento. Os especialistas dizem que o hygge não é mais do que a arte de criar intimidade consigo, com os outros e com o espaço que o rodeia.

Uma atitude mais relaxada, mais amável e compreensiva, focada no presente e nos prazeres do dia a dia, naquelas coisas simples que muitas vezes nos passam despercebidas, dar-lhe-ão um enorme aumento de bem-estar psicológico e, consequentemente, físico.

Parece simples, mas na hora de pôr em prática muitos de nós continuam a falhar. Sobretudo quando somos jovens e vivemos os dias na corrida que nos impõem. Entre as vantagens da maturidade e do avançar da idade estão sem dúvida esta consciência sobre aquilo que realmente importa, sobre o valor do tempo e dos bons relacionamentos.

 

Longe da vista, mas perto do coração

Num momento em que nos pedem distanciamento social, continue com o seu coração sempre perto daqueles que lhe são queridos. Há várias formas de chegar até à sua família e aos seus amigos. Pegue no telefone, vá ao Zoom ou ao WhatsApp diga ‘OLÁ!’ Pergunte ‘COMO ESTÁS?’. Fique à conversa, fique novamente perto nem que seja só por um instante.

Isto aqui entre nós, dizem por aí que não é só o vírus que é contagioso. A alegria e a boa disposição também são!